“As canções da Maria” agora contam a História de Portugal

“As canções da Maria” agora contam a História de Portugal

Há reis, rainhas, batalhas e conquistas no mais recente projeto “As Canções da Maria”, desta vez dedicado a um “Especial História de Portugal”.

O novo trabalho (um livro CD/DVD), de Maria Vasconcelos das filhas Mathilde e Manon e de Mathias (personagem protagonizado pelo pai das meninas) inclui 17 canções, um poema e quatro lengalengas. Facilitar a aprendizagem de miúdos e graúdos é o objetivo, com muito divertimento à mistura.

“As canções de Maria – Especial História de Portugal” tem grafismo de Patrícia Furtado, arranjos e produção de João Só, desenhos de Nuno Markl que delineou as 126 personagens que ilustram os vídeos e o recheado booklet deste Especial História de Portugal. As animações vídeo são de Bruno Caetano.

“Contamos a história de Portugal do princípio ao fim. Falamos do paleolítico, dos nómadas, da fundação de Portugal até à implantação da República. Mas, escrever as canções, introduzir datas e nomes por vezes esquisitos, e fazer tudo isto de forma harmoniosa não foi fácil”, reconhece Maria Vasconcelos.

 

Neste terceiro disco são 17 canções, quatro lengalengas (uma para cada dinastia) e um poema. Cada tema, e época histórica, são introduzidos pelas manas M., Mathilde e Manon, agora alunas do 8.º e 7.º ano, respetivamente. Continuam a ser as primeiras destinatárias do trabalho da mãe. “Eles começam a dar isto no 3.º e 4.º anos, e depois voltam no 5.º. A Mathilde está a dar a terceira volta dos descobrimentos”, explica.

Maria Vasconcelos sente-se particularmente feliz com o facto dos trabalhos anteriores, “As canções da Maria” e “As canções da Maria II”, com muitos temas de Matemática, de Língua Portuguesa e de Estudo do Meio, terem tido o efeito desejado – o de ajudar na aprendizagem de conceitos por vezes complicados.

Ana Vitória