Aprender sobre segurança rodoviária a jogar

Aprender sobre segurança rodoviária a jogar

Os números estão aí e não há que enganar. Em 2017, houve 130 mil acidentes rodoviários, que provocaram a perda de 509 vidas. São números aterradores e pior, são superiores aos do ano anterior.

Lá diz o ditado que é de pequeno que se torce o pepino e talvez terá sido este provérbio que levou a Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA) a criar o projeto “Ensinar a segurança, preservar a vida”, que fala sobre segurança rodoviária.

A iniciativa vai já na 2.ª edição e procura aproveitar a natural curiosidade dos mais pequenos para lhes ensinar que a prevenção é sempre o melhor caminho. O projeto envolveu centros de inspeção e 16 escolas do primeiro ciclo, que apresentaram 32 trabalhos.

O vencedor foi o projeto da Escola Básica do Facho, em Esposende. A turma do segundo ano, sob a orientação da professora Manuela Martins, criou uma espécie de jogo da glória, com o participante a avançar casas só depois de responder acertadamente a questões relacionadas com a funcionalidade de determinados elementos de um carro ou a importância de certos componentes, como jantes ou para-choques.

“Estou mais atenta quando vou no carro. Agora já sei o que é o manípulo das mudanças ou para que serve o colete florescente”, conta a pequena Rita Almeida de 7 anos. Já o colega Afonso Santos, de 8 anos, diz que gosta mais de futebol do que de carros, mas já ficou a saber que além dos quatro pneus que vê, existe outro. “É para usar quando temos um furo. Ele deve estar sempre no carro”.

Com o concurso, a escola recebeu mil euros para adquirir material didático para os alunos.

Rita Almeida (7 anos), Afonso Santos (7 anos), Ana Luz Casais (8 anos), Joana Pontes (7 anos), Hugo Santos (8 anos) e Lara Pacheco (8 anos)

Olga Costa