Cuidado com o “Lobo mau” do MOTELX

Cuidado com o “Lobo mau” do MOTELX

 11.ª edição  MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa começa no dia 5 de setembro e, como já é hábito, tem uma secção dedicada aos mais novos, intitulada “Lobo mau”.

“O livro da vida”, realizado pelo mexicano Jorge R. Gutiérrez, é o grande destaque da programação infantil e é exibido no dia 8 de setembro, sexta-feira, às 10.30 horas, no Teatro Tivoli BBVA.

O filme, que tem como cenário o Dia dos Mortos, conta a história do jovem toureiro Manolo que, dividido entre cumprir as expectativas da família e seguir o seu coração, embarca numa aventura do além onde vai enfrentar os seus maiores medos. Antes da projeção do filme, vais ouvir falar sobre a cultura mexicana, em especial sobre a tradição do Dia dos Mortos, abordada no filme.

No final, o professor Eduardo Sá convidará todos os presentes a falarem sobre os medos e terrores que viram no filme e sobre a forma como estes foram ultrapassados. O bilhete para o público em geral custa 3 euros e para as escolas custa 1 euro.

O “Lobo mau” conta ainda com 18 curtas-metragens, que serão exibidas na Cinemateca Júnior e no Museu Berardo. As sessões na Cinemateca realizam-se nos dias 7 e 9 de setembro, quinta-feira e sábado, às 15 horas, com filmes adequados a crianças com mais de seis anos. Se tiveres mais de 12 anos, a sessão mais indicada para ti é a do dia 8, sexta-feira, também às 15 horas. Os jovens até aos 16 anos pagam 1,10 euros e os adultos 3,20 euros.

No Museu Berardo, a sessão de cinema (para maiores de 6 anos) acontece no sábado, dia 9 de setembro, às 10.30 horas. Após assistires aos filmes, podes participar num ateliê que te desafia a dares largas à imaginação e a criares as tuas próprias personagens assustadoras. O bilhete custa 3 euros.

Longe da sala escura, também podes participar num Peddy Papper (um bocadinho) assustador no Cinema São Jorge. O percurso inclui a passagem obrigatória pelas várias salas do edifício, onde descobrirás pistas no meio de personagens e objetos que metem medo. O Peddy Papper realiza-se no sábado, entre as 10.30 horas e as 12 horas, e tem entrada livre. Só tens de estar atento e inscrever-te com antecedência.

Por fim, o MOTELX propõe um workshop de programação informática, em parceria com a Academia Código, também no sábado, entre as 10.30 horas e as 12 horas. Aqui vais descobrir a linguagem que se esconde atrás dos brinquedos tecnológicos e computadores que utilizas diariamente. O bilhete custa 5 euros e há apenas 10 vagas disponíveis. Se te quiseres inscrever em alguma das atividades ou se tiveres alguma dúvida, podes contactar a organização do festival através do email festival@motelx.org ou do número de telefone 213 545 158.

Catarina Cruz