Livros com causas dentro (e muito mais para descobrir)

livros

Livros com causas dentro (e muito mais para descobrir)

Há livros que quase se leem a si próprios, tão prazerosos são. Outros, pelo contrário, vão-se insinuando em nós aos poucos e a sua voz permanece dentro de nós muito depois de os termos fechado.

Os três livros que encontram aqui mesmo ao lado não se desviam desse lado lúdico, mas procuram também fazer-nos pensar no que está à nossa volta.

Nada contra os livros que se centram na recreação. A sua utilidade é evidente. Quando o tempo que temos pela frente é reduzido ou o nosso ânimo não é o melhor, encontrar satisfação em obras que se focam sobretudo no entretenimento é normal e até recomendável.

Mas também é reconfortante saber que há quem ainda escreva, ilustre, publique ou venda livros associados a uma causa. Ou títulos que querem, acima de tudo, apelar ao nosso crescimento interior Sejam pérolas da filosofia oriental ou qualquer outro tema.

 

Tao 

São fragmentos do antigo caminho chinês do mestre Laozi os que encontramos neste imaginativo livro de Manel Ollé (texto) e Neus Caamaño (ilustrações).

Com muita subtileza, os dois autores demonstram que os ensinamentos orientais aliam a complexidade e a pureza, podendo ser facilmente assimilados por leitores de todas as idades: “O sábio diz que tudo é tão complicado que, precisamente por isso, não custa nada a fazer”.

Manel Ollé/Neus Caamaño
(Pequena Fragmenta) – 13.90 euros

 

A escola da Haru 

Apaixonados pelo Oriente, Flavia Company e Luciano Lozano fazem deste livro uma homenagem a essa cultura tão rica.

A ação desenrola-se numa escola distinta do modelo a que estamos habituados. Nela, o relaxamento e a observação são incentivados pelos professores, como forma de se atingir o conhecimento. Mas, para lá das diferenças que se possam apontar, descobrimos que as relações humanas não são assim tão diferentes…

Rlavia Company/Luciano Lozano
(Pequena Fragmenta) – 14.50 euros

 

Agenda solidária IPO 2018  

Não faltam motivos para termos a edição deste ano da Agenda solidária do Instituto Português de Oncologia. A começar pela causa solidária, sempre prioritária.

Este ano, as receitas da venda revertem a favor da nova unidade de transplante da medula do IPO. Além do caráter prático e solidário, a agenda traz ainda uma dúzia de textos de figuras bem conhecidas de todos (de Fátima Lopes a Bruno Nogueira) que responderam ao repto “A minha primeira vez”.

Carla Nazareth – ilustrações
(Livros Horizonte) – 13.90 euros

Sérgio Almeida

Queres mais livros? aqui!