Lourinhã mostra como somos pequenos ao lado dos dinossauros

Lourinhã, 27/03/2017 - Dinossauros em tamanho real espalhados pelas ruas da Lourinhã . ( Leonardo Negrão / Global Imagens )

Lourinhã mostra como somos pequenos ao lado dos dinossauros

Seis réplicas de dinossauros em tamanho real foram colocadas nas ruas da Lourinhã, para recordar aos portugueses, e ao Mundo, que há 150 milhões de anos estes animais viviam no que hoje é Portugal.

O maior dinossauro, o carnívoro “tiranossauro rex”, tem 13 metros de comprimento e quatro de altura e vai ficar exposto frente aos Paços do Concelho. Se te sentires muito pequeno ao lado da réplica deste poderoso carnívoro que extinto há milhões de anos, podes fazer umas “selfies” ao lado do exemplar mais pequeno da exposição, um alossauro juvenil: tem 2,90 metros de comprimento, mas apenas 130 centímetro e altura, o equivalente à estatura de uma criança de oito anos.

Estes são apenas dois dos dinossauros do Jurássico Superior, período a que pertence a maior parte dos achados paleontológicos daquele concelho, do distrito de Lisboa, vão estar nas ruas da Lourinhã até agosto.

O município tem como objetivos “promover a Lourinhã como “capital dos dinossauros” e mostrar-nos o novo projeto museológico do Parque dos Dinossauros”.

A construção arrancou em janeiro, mas tens de esperar ainda mais um ano para ver como será este parque, onde vão estar espalhados cerca de 120 dinossauros, incluindo esta meia dúzia que está para amostra nas ruas da cidade.

O Parque Jurássico da Lourinhã vai ocupar, numa primeira fase, dez dos 30 hectares (o equivalente a 30 campos de futebol) onde funcionou a antiga lixeira municipal. Uma reciclagem gigantesca, como se vê!

“O maior dinossauro terá um comprimento superior a 23 metros”, disse Franz-Josef Dickman, representante da empresa PDL, constituída para construir e gerir o Parque dos Dinossauros da Lourinhã.