Porto Editora põe à prova 130 mil alunos no concurso Literacia 3Di

Maia, 21/11/2017 - Correntes D'Escritas e LITERACIA 3Di, Cambridge English Assessment, na escola eb2/3 da Maia. (Leonel de Castro/Global Imagens)

Porto Editora põe à prova 130 mil alunos no concurso Literacia 3Di

Leonel de Castro/Global Imagens

Os alunos do 5.º ao 8.º ano de todo o país foram postos à prova através do concurso Literacia 3Di – o desafio pelo conhecimento, nas dimensões da Leitura, Matemática, Ciência e, pela primeira vez em três edições, Inglês. Esta é uma iniciativa da Porto Editora em parceria com a comunidade educativa, que tem como objetivo o desenvolvimento das competências dos alunos nas áreas educativa, pessoal e social de forma lúdica, utilizando as novas tecnologias da comunicação, nomeadamente a plataforma da Escola Virtual.

A inclusão do inglês deveu-se à parceria que a editora estabeleceu, este ano, com o Cambridge Assessment English (Departamento não letivo da Universidade de Cambridge), entidade responsável pela prova. ”Incluimos o inglês no concurso porque este, acompanha todo o percurso académico dos alunos, e é fundamental para a sua futura entrada no mercado de trabalho”, contou ao JN, Paulo Rebelo Gonçalves, representante da Porto Editora.

A prova de língua estrangeira realizou-se esta semana. Na Escola do Ensino Básico do 2.º e 3.º ciclos da Maia, na primeira fase do concurso, foram postos à prova cerca de 900 alunos nas quatro valências de avaliação. Ao teste de inglês responderam os estudantes do 8.º ano que se mostraram confiantes com o resultado da prova.“Correu bem. Eu gosto de inglês porque a maior parte dos artigos na internet, dos livros e dos programas que eu vejo estão escritos ou são falados em inglês”, disse João Moreira, de 14 anos, participante do concurso Literacia 3Di.

Para Petra Ferreira, de 13 anos, a prova correu muito bem porque era fácil. “Eu costumo estudar todos os dias depois das aulas e também gosto de inglês, por isso foi fácil. Para mim o inglês é importante para poder comunicar com pessoas de todo o mundo, é mais fácil do que aprender a língua de cada país”, explicou a aluna.

A Literacia 3Di é composta por três fases, sendo que a última fase realiza-se no dia 11 de maio, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva em Lisboa.

Apesar de agora já não poderes participar no concurso ainda podes por o teu conhecimento à prova, descarrega a app “Literacia 3D” para o teu telemóvel.

Daniela Oliveira e Mariana Belo