Reino Unido aponta para o Brexit

Brexit, já ouviste falar disto, não já? É uma palavra inglesa que não existia e que foi criada para resumir a saída do Reino Unido da União Europeia. E como é a primeira vez que isto acontece, há muitas dúvidas. Mas nós damos-te uma ajuda!

 

O que significa?

Brexit significa saída britânica. É uma abreviatura de duas palavras que se juntaram numa só. As duas primeiras letras “Br” vêm de “britain”, diminutivo de Grã Bretanha. E “exit” que quer dizer saída. E assim Brexit é a palavra que se criou para falar da saída do Reino Unido da União Europeia.


Na quinta-feira, o Reino Unido foi a votos. Theresa May, do partido Conservador, ganhou as eleições, mas perdeu a maioria absoluta. Ficou em posição difícil, mas vai formar governo, depois de fechar um acordo com o Partido Democrata Unionista. Mas o país ficou muito dividido.


 

O que aconteceu? 

Os políticos do Reino Unido decidiram perguntar à população se o país devia ou não ficar na União Europeia. A 23 de junho de 2016, foi então feito um referendo popular e mais de 50% dos cidadãos disseram que queriam sair. O Brexit ganhou, mas o país ficou dividido. Por exemplo, a maioria dos eleitores de Inglaterra e do País de Gales votou a favor da saída, do Brexit, mas grande parte dos que vivem na Escócia e na Irlanda do Norte queriam ficar na União Europeia. Ainda assim, ficou decidida a saída.

 

Por que razão quer sair? 

O assunto é complexo e, como já percebeste, nem todos têm a mesma opinião. Os que defendem a saída da União Europeia não concordam com certas leis aprovadas em Bruxelas, dizem que já há muita gente de outros países a viver no Reino Unido, e acham que o país dá mais dinheiro à Europa do que aquele que recebe. Os que defendem que o país devia ficar na União Europeia, consideram que a economia pode ficar prejudicada, que o desemprego pode aumentar, que a libra pode perder valor. Apesar de ter aderido à União Europeia, em 1973, há 44 anos, o Reino Unido não mudou de moeda e continuou com a sua libra.


A União Europeia é um conjunto de países europeus que surgiu depois da II Guerra Mundial com o objetivo de criar um grupo mais forte e para manter a paz. Começou com cinco países, depois o número foi aumentando, e chegou aos 28. Com a saída do Reino Unido ficará com 27. A União Europeia tem 24 línguas oficiais e 19 países usam o euro. A sede fica em Bruxelas, que é a capital da Bélgica.


 

O que vai acontecer? 

O Reino Unido tem dois anos para sair da União Europeia, a menos que haja uma decisão para que esse prazo seja prolongado. Como isto nunca aconteceu, não se sabe exatamente o que irá acontecer. Como sabes, não há fronteiras nem é preciso ter passaporte para viajar pelos países da União Europeia. Para saíres de Portugal para outro país da UE, basta teres o cartão de cidadão. Isso poderá mudar se viajares para o Reino Unido. Por exemplo, se quiseres ir a Londres, poderás ter de mostrar o teu passaporte, se não tiveres terás de pedir um. E os ingleses terão de fazer o mesmo para andar pela União. Também não se sabe muito bem o que irá acontecer aos estrangeiros que vivem no Reino Unido. Poderão ter de pedir um visto de trabalho e um cartão de residência permanente. Neste momento, quase 500 mil portugueses vivem no Reino Unido.

 

Há mais países que podem sair da União Europeia? 

Neste momento, há países que querem entrar na União Europeia. Sérvia, Albânia, Macedónia e Montenegro já pediram para entrar no grupo. Por outro lado, há pessoas que não gostam da União Europeia, não gostam que aprove leis que têm de ser cumpridas. Há partidos políticos em alguns países que querem deixar de pertencer à União Europeia. Mas, neste momento, não há mais nenhum pedido como aquele que o Reino Unido fez. Em Portugal, os políticos por vezes discutem o assunto, mas não há qualquer movimento para abandonar o grupo da União Europeia.

Sara Dias Oliveira