Sugestões de Norte a Sul para aproveitar as férias de Natal!

Global Imagens

Sugestões de Norte a Sul para aproveitar as férias de Natal!

Global Imagens

As férias escolares estão a chegar e o Natal vem logo a seguir, por isso é hora de fazer uma pausa e usufruir da quadra com amigos e família é banal faltam atividade de norte a sul do país para todos os gostos e economias. O JN TAG saiu à rua e reuniu algumas sugestões para que aproveites dos dias de ócio em pleno e sem correrias, sempre na melhor companhia.

FELGUEIRAS: A Biblioteca Municipal propõe várias atividades de Natal dedicadas aos mais novos. Até dia 20, entre as 15 as 16. 30 horas, pequenas histórias darão o mote para as atividades lúdicas. Na terça-feira, 12, “A prenda de Natal de Henrique Semprespera”, de John Burningham, inspira a elaboração de cartões de natal. No dia 15, sexta-feira é a vez de a leitura do conto “Uma Prenda de Natal” lançar os dados para a construção de um jogo com objetos natalícios para poderem jogar em família. Já no dia 20 (quarta-feira), as crianças são convidadas a construir um presente alusivo ao Natal e a oferecê-lo a alguém muito especial. A atividade tem como base a leitura de “Um presente diferente”, de Marta Azcona.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail biblioteca@cm-felgueiras.pt, pelo telefone 255 318 140 e ainda presencialmente na Biblioteca Municipal de Felgueiras.

BRAGA: De 13 a 21 de dezembro, das 10.30 às 17 horas, a magia toma conta do DiverLanhoso, na Póvoa de Lanhoso. A Aldeia Natal soma a vertente radical inerente ao parte ao espírito da quadra em atividades variadas. A toda a hora há diversão na casa do Pai Natal, na discoteca, no espaço do mágico, ou no teatro “O senhor do seu nariz”. É possível apadrinhar uma árvore da floresta e desejar também um desejo na árvore mágica.
A entrada custa 7 euros, mas convém fazer reservar através do info@diver.com.pt ou 253635763.

GUIMARÃES: Na Cidade Berço, o natal veste-se de preto para envolventes oficinas de conto/cenografia/som/mistério no Centro Cultural Vila Flor. Ao longo da semana, serão criados enigmas para resolver e, no final, os pais serão convidados a entrar no imaginário criado.

As oficinas decorrem das 10 às 12.30 horas e das 14.39 às 16.30 horas, mas há serviço de acolhimento e também almoço para quem quiser. Preço 30 euros (sem almoço) ou 55 euros (com almoço) e às inscrições podem ser efetuadas no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e da Criatividade ou neste site através do preenchimento do formulário disponível online.

LEÇA DA PALMEIRA: Os musicais servem sempre a programação nesta época, até pelo poder de juntar as famílias e, seguindo a tradução, o Mar Shopping voltou a montar a tenda, desta vez para o “Alice e o País das Maravilhas no Gelo”. Baseado na obra de 1865 de Lewis Carroll, Nuno Markl, o espetáculo conta com Pedro Górgia no papel de Chapeleiro Louco (vai alternando com Fábio Costa) e Sandra Celas como Rainha de Copas. Em exibição até 7 de janeiro, tem bilhetes a partir dos 10 euros. Mais informações aqui.

PORTO: Os números 42 e 48 da Rua do Bolhão, no centro da Invicta, abrem as portas ao Cartão Pensado, um espaço onde o cartão é a matéria-prima que move as horas de brincadeira. Quem entrar, pode contribuir na construção de uma casa ou num carro feito à escala real, ou ainda criar equipamento urbano no mesmo matéria. Há ainda a possibilidade de arriscar numa construção tridimensional, feita de madeira e de ímanes. Agora funcionará de 16 a 23 de dezembro, entre as 15 e as 19 horas. Aos sábados e domingos, entre as 11 e as 13 horas, haverá workshops de brinquedos mecânicos para crianças com mais de seis anos. A participação é gratuita (12 vagas por sessão) mas é necessária inscrição, através do email casabrincadeiras@gmail.com.

GAIA: Na Praça de Natal, em Gaia, quer que em família, imbuídos do espírito natalício, miúdos e graúdos possam escorregar pela rampa de gelo, patinar na pista de gelo e sentir as emoções de andar na roda gigante! A partir de 1 de dezembro e até 7 de janeiro de 2018, no jardim do Centro Cívico de Gaia, em frente à Câmara Municipal.

LISBOA: é já entre 29 e 3 de dezembro que acontece o Mercado de Natal do Campo Pequeno. Muito artesanato, coisas muito giras e únicas, boas ideias, é um mercado que está a ganhar muito nome, todos os anos na capital.

Também em Lisboa, dia 1 de dezembro começa o Wonderland, no Parque Eduardo VII. Até dia 1 de janeiro de 2018, uma roda gigante, uma enorme pista de gelo, carrosséis, comida, artesanato e claro o Pai Natal, fazem desta uma visita incontornável.

CASCAIS: Nos Cascais Christmas Village, que volta ao Parque Marechal Carmona, de 6 de dezembro a 1 de janeiro com muitas surpresas: A Casa do Pai Natal, o “Bosque Encantado” onde vai ser possível ver renas verdadeiras, a Subida à Árvore de Natal, Tirar fotografias no Comboio Mágico, visita aos Globos de Neve, andar no Carrossel de Natal, patinar na Pista de Gelo, fazer compras no Mercadinho de Natal e por aí… a entrada paga-se.

Ainda em Cascais, há o Mercado de Natal da Vila, de entrada livre, dias 3, 10 e 17 de dezembro.
No Centro Cultural de Belém, Lisboa, o Natal é mais cultural e inclui vários concertos e uma exibição do filme Mary Poppins, além de mais um Mercado de Natal, de entrada livre, no dia 3 de dezembro.

OEIRAS: Há Natal no Palácio Encantado, de 15 a 17 de dezembro, no Palácio do Marquês de Pombal. Com música e contos de encantar, cinema ao gosto da época, livros e brinquedos, doçaria e sabores de Natal, tudo num ambiente muito mágico, antigo, e único.