Verão / Jogos para jogar dentro de casa

Verão / Jogos para jogar dentro de casa

Nem sempre no Verão está bom tempo, ou então está calor demais e nem apetece sair à rua. Passar tempo em casa não precisa de ser sinónimo de televisão e YouTube. Com estes jogos, podes brincar com irmãos, primos e amigos, horas a fio.

 

Jenga
É fácil jogar Jenga, que pode ser comprado numa loja de brinquedos. Tens uma pequena torre constituída por 54 blocos de madeira e o objetivo é cada jogador ir tirando um bloco de cada vez, sem que a torre venha abaixo! Perde quem for o culpado pelo desmonoramento!
Basquete e forte das meias
Fazes bolas de pares de meias, arranjas um cesto de roupa (ou algo menor), e é só jogar. Parece fácil de acertar mas não é, depende do tamanho do cesto e distância. E podes atribuir pontos consoante o quão longe estás – cada jogador vai recuando e quanto mais atrás chega e acerta, mais pontos faz. Usando meias, podes também jogar aos fortes! Dividem-se todos em duas equipas, criam algumas bolas de meias e cada uma cria o seu forte com cobertores, lençóis, sofás . Atenção, tirar coisas frágeis do caminho! Atiram-se as meias, cada vez que alguém é atingido com uma bola sai, e é até ao último ‘de pé’!

 

Charadas
Há várias opções, como fazer equipas e adivinhar filmes consoante a encenação da equipa adversária; ou jogar às ’10 questões’, em que uma pessoa pensa num objeto ou celebridade e outra pessoa tem 10 perguntas para descobrir o que é. E ainda podes fazer um parecido às 10 questões, mas com a ajuda de um desenho ou nome colado na testa de quem está a tentar adivinhar!

 

Telefone
Sentados, todos alinhados ou em círculo, uma pessoa pensa numa frase longa mas com sentido e vai sussurrando ao ouvido de quem está ao lado. O que ouvires é o que passas ao próximo, não podes pedir para repetir: e depois vês em que ‘estado’ a frase chega ao final!

 

Jogos de papel
Aquele que pode durar horas é o Stop ou Alfabeto: Um jogador recita o alfabeto, outro diz STOP! E depois, num papel onde já fizeram cabeçalhos com temas à escolha (países; cores; filmes; atores; etc), quem preencher tudo mais rápido com palavras a começar com aquela letra diz STOP! Atribuem pontuação e volta ao mesmo! Outros jogos de papel são o Enforcado (um jogador escolhe uma palavra, os outros vão tentando acertar em letras e cada vez que falham uma, desenha-se um membro do corpo numa forca), o Jogo do Galo e a Batalha Naval.

 

Jogos de mesa
Se ainda não sabes, tens mesmo de pedir a pais e tios para te ensinarem a jogar Damas ou Xadrez. E depois há o Monopólio, o Pictionary, o Scrabble, o Cluedo, Quatro em Linha, puzzles, jogos de perguntas, memória e cultura geral… Passas horas horas ou serões nisto, e ainda aprendes coisas!

 

Patrícia Naves