Publicidade Continue a leitura a seguir

1, 2, 3… Arranca o ano escolar e há regras a não esquecer!

Publicidade Continue a leitura a seguir

O novo ano escolar arrancou e continuamos com as restrições devido à pandemia de covid-19 a que já nos habituamos. Desde 2019 que ora há aulas em casa ora na escola, não há intervalos regulares, não se pode circular nos corredores como antes, as cantinas não funcionam normalmente nem o acesso aos WC, não podemos partilhar materiais, abraços… e temos de andar sempre com as máscaras. Tempos difíceis? Sim, mas vamos vencer este desafio!

 

O que se mantém

Máscaras?

Todos temos de continuar a usá-las obrigatoriamente dentro das escolas a partir dos 10 anos de idade. Elas são apenas recomendadas para os alunos do 1º ciclo e desaconselhadas para os mais novos (até 5 anos).

Desinfeção?

Sempre, à entrada da escola, das salas de aula, da cantina e de outros espaços.

Rotinas?

Higienização e manutenção de limpeza muitos frequentes de todos os espaços, sobretudo das salas de aula, pavilhão gimnodesportivo, WC , corredores, cantina…,

Desinfeção das mesas das salas e teclados pelo funcionário do setor, no final de cada turno;

Ventilação dos espaços, desde que não ponha em risco a saúde de ninguém;

Distanciamento físico e circuitos de circulação nos corredores específicos seguindo sinalética;

Alternância de horários de entradas e saídas da escola e do funcionamento da cantina;

Acesso aos WC condicionados para evitar ajuntamentos;

Obrigatoriedade de respeitar as lotações afixadas;

Distância de pelo menos 1 metro entre carteiras nas salas de aula e número de alunos por turma fixos – 24 para o 1º ciclo e entre 24 e 28 para os restantes;

Utilização dos mesmos lugares pelos alunos;

Utilização da mesma sala pela turma;

Em Educação Física, privilegiar sempre que possível as atividades ao ar livre e atividades  que não incluam contacto físico;

Isolamento profilático (14 dias) para os alunos com resultado de teste positivo de covid-19 confirmado assim como para o(s) colega(s) que estiveram com eles em contacto direto (contactos de alto risco).

Testagem à covid-19?

Sim, sem ser obrigatória, para alunos do 3º ciclo e do ensino secundário e professores, mesmo os que já estão vacinados.

Os primeiros a ser testados serão os alunos do ensino secundário (entre 20 de setembro e 1 de outubro). Seguem-se os do 3º ciclo (entre 4 e 15 de outubro).

 

O que muda

Em caso de contágios?

No caso de contactos de baixo risco com um aluno, a turma já não é isolada, mantém-se o ensino presencial e há vigilância de possíveis sintomas de contágio do vírus e apenas o aluno infetado permanecerá em isolamento profilático.

Encerramento das escolas?

Só em caso de situações avaliadas como de alto risco (surtos).

 

Texto: Maria José Pimentel
Foto:  Leonel de Castro/Arquivo Global Imagens