Para a psicóloga Filipa Martins, a violência praticada na escola, denominada bullying, tem sido considerada como um dos maiores problemas enfrentados pelas crianças e jovens. “É um tipo de violência onde alguém oferece, conscientemente ou por meio de atos de intimidação, ameaças, apelidos, insultos, comentários racistas ou sexuais entre outros que, se transformam em violência física e/ou psicológica, podendo prejudicar o aluno no seu desenvolvimento, nos aspectos social e psicológico”, refere. Diz que está associado muitas vezes a uma perceção de desequilíbrio na relação de poder. “Um comportamento de alguém sobre uma pessoa vista como mais desprotegida ou mais vulnerável”.
No Gabinete de Psicologia, realizamos um trabalho de prevenção e enfrentamento da violência escolar. Contamos com o apoio da direção e de todos os professores da comunidade educativa. Sublinha que se um aluno estiver a ser vítima de bullying, é importante que “ele peça ajuda a alguém em quem confie. Não deve enfrentar o problema sozinho durante muito tempo. Não pode ficar isolado nem esconder o segredo”.
Os alunos do Cerco, aceitaram o desafio do Media Lab, onde tiveram que vestir os coletes e foram jornalistas. “Foi uma experiência surpreendente. Adorei entrevistar a psicóloga e ter ficado a saber mais sobre como lidar com o bullying”, conclui Diego.
O Media Lab é um projeto educativo que promove a literacia mediática e a cidadania ativa.