A criatividade dos professores da Escola do Cerco do Porto para o 1.º grupo de Literacias do projeto DIC 2019/2020

A criatividade dos professores da Escola do Cerco do Porto para o 1.º grupo de Literacias do projeto DIC 2019/2020

Professores da Escola do Cerco do Porto, Diana, Paula, Cristina e Fernando

O Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto vai celebrar nesta quarta-feira e quinta, o encerramento do 1.º grupo de Literacias, do projeto “Domínio de Integração Curricular” (DIC), no auditório da escola, por volta das 8.30h.

 

Na Literacia para os Média, os alunos dos quintos anos, escolheram o tema: “É bom viver em Campanhã”, com os subtemas: O trabalho do Presidente da Junta de Freguesia, Coração na rua, Cercarte, Teatro Infantil de Campanhã e Casa de São Roque. Já os estudantes dos sétimos anos, o tema, por eles escolhido: “A Nossa Escola”. Os subtemas são: O trabalho desenvolvido pelas Literacias (Artística, Digital, Científica e para os Média), Comida na Escola, Manutenção e equipamentos, Ensino Articulado, Valores Olímpicos, A escola e os seus Projetos, Biblioteca Escolar, Bullying, Quinta Pedagógica e Eco-Escolas.

Durante oito semanas, passaram por diversas etapas e aprenderam com a ajuda dos professores e da equipa Media Lab JN, em parceria com a TSF, como pesquisar no jornal em papel e na internet, como escolher as perguntas, como fazer as entrevistas e como desenvolver as notícias. Posteriormente, gravaram os noticiários em vídeo e rádio. Além disso, prepararam para esta oitava semana, uma apresentação emocionante.

De acordo com a professora e coordenadora dos DIC, Paula Dias, planear e participar da 1.ª Oficina de Literacias, foi espetacular e um grande desafio para professores e alunos. “Do ponto de vista do professor, superamos o desafio de trabalhar com colegas de várias disciplinas, na mesma sala. Foi muito interessante o cruzamento das diversas disciplinas, como o português, a educação visual, às TICs, a Matemática, entre outras. Estamos habituados a trabalhar em grupo. E, esta obrigatoriedade, de cooperar com os outros, de partilhar, de ceder e misturar o que nós fazemos nas nossas aulas, de perceber na matemática o que se faz, a matemática e o português como podem casar. A educação visual também ganhou sentido neste projeto e foi muito rico”, enfatizou.

“Em relação aos alunos, observamos um crescimento. Vimos o primeiro estranhamento que existiu e no decorrer das semanas, alunos e professores trabalharam com muita dedicação para o projeto final. “Conseguimos resgatar a leitura do jornal em papel no Agrupamento. Hoje, alunos e professores, aguardam ansiosos pelo Jornal de Notícias impresso que é oferecido durante as nossas sessões às quartas e quintas-feiras”, finalizou. 

Para o professor de matemática, Fernando Melo, a oficina foi interessante para os alunos. “Todos foram desafiados a aplicar na prática algo que, geralmente aprendem só a ouvir. Tiveram que fazer e ao ter que fazer, superaram as dificuldades. Experimentaram e adquiriram novas aprendizagens”, relatou. Os estudantes dos sétimos anos, realizaram ainda, uma sondagem com base nos temas que trabalharam. Escolheram uma pergunta de resposta curta, que facilitou a recolha das respostas, como sim ou não, ou uma pergunta com três ou quatro opções. Por fim, aprenderam a fazer estatística durante a oficina, conseguimos cumprir nossa missão com criatividade”, concluiu. 

Para o projeto Media Lab, é uma honra poder falar de Educação para os Média com crianças e jovens. Dá-nos sempre imensa satisfação, trabalhar em conjunto com alunos, professores e comunidade escolar. 

O Media Lab é um projeto educativo que promove a literacia mediática e a cidadania ativa.