A Feira do Livro tem muito mais do que livros para descobrires

A Feira do Livro tem muito mais do que livros para descobrires

Já começou a 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa. Após três anos fora do seu calendário habitual, o maior evento literário do país regressou ao Parque Eduardo VII e por lá fica, até 11 de junho. Com mais de 2350 eventos e uma programação cada vez mais atrativa, é a tua oportunidade para consultar novos livros, procurar antigos, fazer programas em família ou com amigos – em muitos casos, já é cumprir uma tradição.

Este ano a feira promete ser melhor, mais inclusiva e mais pensada para responder às necessidades e expectativas dos diferentes públicos do que nunca. Entre outras iniciativas, que em muito extravasam a venda de livros, podes, por exemplo, contar com o regresso do pavilhão “Doe os seus Livros”: uma ação desenvolvida em parceria com o Banco de Bens Doados, que conta com mais de 215 mil livros angariados desde 2015, na qual os visitantes podem doar, todos os dias, os livros que já não precisam a crianças apoiadas por instituições da ENTRAJUDA, dando continuidade à promoção da leitura entre os mais jovens.

Vai encontrar também mais zonas de estar e de sombra, novos conceitos e mais diversidade na área da restauração, estando de volta os RefresCão – dois espaços com sombra e água para que os cães se possam hidratar e descansar nas entradas da feira.

Além de toda a programação regular, há também um reforçado programa infantil, com cerca de 120 iniciativas durante os 18 dias do evento. Em primeiro lugar, diariamente, crianças e jovens (e suas famílias) podem contar com a já tradicional Hora do Conto, nos mais diversos espaços – nos Auditórios Poente e Nascente, nas Praças (Amarela, Azul e Laranja), nos pavilhões das várias editoras e até no relvado, não esquecendo a tenda BLX.

Mas há ainda diversas outras atividades planeadas para ti: desde oficinas a peças de teatro, passando por jogos, pinturas faciais, apresentações de livros e mascotes surpresa, todas as tardes e aos fins de semana e feriados a partir das 11 horas. E porque é um evento inclusivo, haverá momentos dedicados a edições em braile, com atividades adaptadas a crianças cegas ou de baixa visão.

Podes consultar a programação diária da feira, para ajudar a planear a tua visita, aqui.

Texto: Patrícia Naves
Foto: Diana Quintela/Arquivo Global Imagens