Pensavas que um festival de cinema era só para os mais crescidos? O FEST, festival de cinema que se realiza em Espinho, traz todos os anos uma programação dedicada ao público infantil e juvenil. Chama-se FESTinha e convida-te a participar na festa da sétima arte.
Com o objetivo de “fomentar o gosto pelo cinema desde cedo”, o FESTinha apresenta curtas e longas-metragens destinada a crianças e jovens entre os três e os 16 anos. Quem começa por explicar é Fernando Vasquez, diretor de programação do FEST, que este ano decorre de 20 a 27 de junho, no Casino de Espinho. As sessões são distribuídas por três faixas etárias: dos três aos dez, dos dez aos 12 e dos 12 aos 16.
Nesta edição, Fernando Vasquez destaca dois filmes portugueses. Na categoria sub-10, “2020: Odisseia no 3.º Esquerdo”, de Ricardo Leite, um realizador espinhense, que conta a aventura galáctica de uma criança. Nos sub-12, recomenda “Tubarão atómico” de Francisco Lopes, o mais jovem realizador a competir na história do FEST, com apenas dez anos de idade!
A estrutura de cinema infantil e juvenil como hoje existe começou a ser trabalhada em 2010. Em 2013 surge pela primeira vez o nome FESTinha. E desde então a reação tem sido positiva. “Adoram a experiência e querem voltar”, garante o programador, acrescentando que “é das secções que mais tem crescido” no festival. Para provar o sucesso, exemplifica com as sessões “quase sempre esgotadas”.
Além de ver, podes também ser jurado desta categoria. O Júri FESTinha é composto por três crianças e jovens que terão a oportunidade de integrar a equipa de avaliação do festival, vendo filmes e discutindo-os com uma equipa de profissionais da área. O objetivo, avança o programador, “é ensinar um grupo pequeno a pensar em cinema para além do entretenimento”.
Mas o FESTinha não é apenas para ver filmes. Apesar de a temática girar sempre em torno da sétima arte, há também oficinas no FESTival Village, um espaço ao ar livre de entrada gratuita. Mesmo ao lado da praia há workshops de dobragem de filmes e de realidade virtual. Todas as sessões de cinema são de entrada livre, sendo, no entanto, necessária a inscrição na atividade.
Texto: Sara Sofia Gonçalves