Aliviar o stress com os pop-it

Brinquedo de várias cores e formas tem uma grande vantagem: reduz a ansiedade das crianças

Chama-se pop-it e é a febre das brincadeiras infantis do momento. Considerado um fidget toy, um brinquedo sensorial ou  anti-stress, é uma espécie de recriação das bolhas de plástico para rebentar. A sua textura e as suas cores promovem uma estimulação dos sentidos tátil e visual, proporcionando uma sensação de calma e de bem-estar às crianças, e é isso que o torna tão atrativo, segundo a pediatra Rita Milheiro Jorge.

“Os fidget toys, dos quais o pop-it é apenas um exemplo, têm inúmeros benefícios comprovados. A estimulação sensorial destes brinquedos pode ajudar a reduzir o stress, a aliviar sintomas de ansiedade e contribuir para uma melhor regulação da atenção e da capacidade de concentração”, enumera a especialista. São, por isso, “frequentemente recomendados a crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção, bem como a crianças com dificuldades no processamento sensorial (perturbações do espetro do autismo e outras), uma vez que contribuem para uma melhor regulação da atenção e do comportamento”.

Outra vantagem é que “o manuseamento do pop-it pode melhorar as habilidades de motricidade fina da criança, incluindo a destreza, a coordenação de movimentos e até a força muscular”, aponta ainda Rita Milheiro Jorge.

Quanto a limitações ou cuidados a ter, a pediatra diz que “a única restrição à utilização do pop-it deverá ser limitar o tempo de utilização do brinquedo se e quando o seu uso levar ao isolamento da criança, com consequente diminuição da socialização com os pares”.

Dificuldades na idade escolar

A criança em idade escolar passa por momentos frequentes de tensão, dificuldades inerentes ao crescimento e ao desenvolvimento psicossocial, em que surgem sentimentos de que não é capaz, de que não é tão boa como os outros e medo de não ser aceite tal como é, explica Rita Milheiro Jorge ao TAG.  “Qualquer criança, com ou sem perturbação do desenvolvimento, vai passar por dificuldades ao longo do seu percurso, em maior ou menor dimensão.” Neste contexto, “se os fidget toys, como o pop-it, ajudarem a criança a lidar com a sua ansiedade e contribuírem para a sua autorregulação (sentir-se mais calma, conseguir manter o foco na tarefa), não vejo nenhuma razão para que o seu uso seja desaconselhado”, considera a médica.

Autor: Joana M. Soares