Os alunos da Oporto British School puderam conhecer na prática como funciona a rotina dos jornalistas e dos radialistas. Numa manhã de quarta-feira especial, duas turmas do 4º ano visitaram o Media Lab JN e ficaram a conhecer as redações do Jornal de Notícias, o estúdio do JN Direto e os estúdios da rádio TSF.
Os estudantes, na sua maioria entre os 9 e 10 anos de idade, encantaram-se com os estúdios e com o modo de produção das notícias. Depois de se reunirem para ouvir um pouco sobre os 134 anos de história do JN e perceberem, em teoria, o funcionamento do jornal, os alunos foram guiados para o que verdadeiramente estavam entusiasmados para ver: os estúdios e as redações.
“Eu gostei dos estúdios, principalmente aquele que tinha luz verde nas câmaras. Eram muito fixes”, disse Sebastião Soares, referindo-se ao estúdio do JN Direto, onde foi recebido pelo jornalista e editor-executivo-adjunto do JN Nuno Marques. “Eu achei muito gira a parte de visitar as pessoas a trabalhar, mas a minha preferida foi ir ao estúdio onde estavam a filmar”, concordou Carlota Harrison, 9 anos.
Bastante curiosos, os alunos fizeram muitas perguntas sobre o dia a dia dos jornalistas, os equipamentos de gravação e as diferentes funções exercidas pelos profissionais de comunicação. “Gostei imenso. Encontrámos muitas coisas diferentes. A minha parte favorita foi na rádio, onde pudemos falar nos microfones. A sala não fazia eco, por isso era um bocado estranho, mas foi mesmo divertido”, observou António Jervell.
Nos estúdios da TSF, os alunos foram recebidos pelo sonoplasta Joaquim Pedro, responsável pela edição de reportagens. O profissional apresentou os programas que utiliza na edição, fez demonstrações com áudios reais e ainda levou os estudantes para assistirem a uma locução em direto. “Eu gostei, porque nós podíamos ver como as pessoas falam na rádio”, disse Noah Pettitt.
“Eu gostei muito da rádio e dessa última parte do estúdio. Dá para mostrar todo o trabalho duro que eles fazem. E gostei muito”, afirmou Nicholas Kremer, complementado por David Araújo, 10 anos. “Eu gostei de tudo”, garantiu.
Mónica Oliveira, professora de português, aprovou a visita dos estudantes da Oporto British School: “Foi tudo muito bem organizado, foi muito positivo o facto de eles poderem estar nas redações da TSF e do JN e verem um pouco daquilo que costumam aprender na sala de aula. Já demos a estrutura da notícia e foi muito importante eles perceberem o que é feito na redação. Estava muito bem organizado, os monitores eram fantásticos, tiveram muita paciência e explicaram tudo muito bem, então o meu balanço é altamente positivo”, destacou.
Luísa Barbosa, professora de português, esteve de acordo com a colega. “É sempre muito enriquecedor ver o local onde as notícias se fazem e qual o processo. Isso foi explicado em aula, mas é sempre um enriquecimento muito grande eles poderem ver o processo ao vivo. Eu penso que o objetivo da visita foi perfeitamente atingido. Eles estavam muito entusiasmados e curiosos por saber como todo este processo acontece”, pontuou.
O Media Lab tem mais de uma década de existência, educando para a literacia mediática e para uma cidadania plena e ativa desde 2010. Saiba como participar no site do projeto.
Texto: Daniel Leal
Data de publicação: 14 de junho de 2022