Os alunos dos 5.° e 7.° anos do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, nesta semana, precisamente, quarta e quinta-feira, tiveram uma sessão especial, criaram notícias e analisaram a identidade visual do Porto, aprendendo que através de uma imagem gráfica podem conhecer a história da cidade.
Para a professora de Educação Visual (E.V.), Diana Rodrigues, os alunos vivem nesta cidade e conforme conhecem as suas identidades, também precisam aprender sobre a identidade e a cultura do Porto. “Vejo como positiva a iniciativa da direção do Agrupamento e gosto de participar do projeto de Domínio de Integração Curricular. Com isso, posso ensinar conteúdos da disciplina de E.V. num contexto mais abrangente“, sublinhou a professora, acrescentando que “esta experiência de aprendizagem exigiu por parte dos professores e coordenação, uma grande capacidade de organização ao nível dos conteúdos”.
Os professores aceitaram o desafio e selecionaram a informação mais pertinente para cada sessão. “Tivemos que gerir o espaço de forma aos participantes conseguirem trabalhar em grupo, de estabelecer o tempo de ensaio de cada um, bem como da respetiva apresentação, de modo a todos terem o mesmo tempo, para o qual foi essencial a criação de grupos heterogéneos”, finalizou a educadora.