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Alunos do Cerco analisam a identidade visual e cultural do Porto

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Os alunos dos 5.° e 7.° anos do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, nesta semana, precisamente, quarta e quinta-feira, tiveram uma sessão especial, criaram notícias e analisaram a identidade visual do Porto, aprendendo que através de uma imagem gráfica podem conhecer a história da cidade.

 

 

Para a professora de Educação Visual (E.V.), Diana Rodrigues, os alunos vivem nesta cidade e conforme conhecem as suas identidades, também precisam aprender sobre a identidade e a cultura do Porto. Vejo como positiva a iniciativa da direção do Agrupamento e gosto de participar do projeto de Domínio de Integração Curricular. Com isso, posso ensinar conteúdos da disciplina de E.V. num contexto mais abrangente“, sublinhou a professora, acrescentando que “esta experiência de aprendizagem exigiu por parte dos professores e coordenação, uma grande capacidade de organização ao nível dos conteúdos”. 

 

Os professores aceitaram o desafio e selecionaram a informação mais pertinente para cada sessão. “Tivemos que gerir o espaço de forma aos participantes conseguirem trabalhar em grupo, de estabelecer o tempo de ensaio de cada um, bem como da respetiva apresentação, de modo a todos terem o mesmo tempo, para o qual foi essencial a  criação de grupos heterogéneos”, finalizou a educadora.

Além disso, o grupo do 7.º ano fez notícia sobre o “F.C. Porto” enquanto que o 5.º trabalhou com o tema: “Profissões dos Média”, sob a orientação da equipa Media Lab JN em parceria com a TSF.
Na próxima semana, dias 22 e 23 de janeiro, pela parte da manhã, os alunos das oficinas de “Literacias” vão apresentar os trabalhos finais, num evento que decorrerá no auditório da escola.
O projeto educativo Media Lab tem como principal objetivo promover a literacia mediática e formar cidadãos ativos. Visite o projeto em www.medialab.jn.pt