Alunos do Cerco visitam o Teatro Nacional São João

Alunos do Cerco visitam o Teatro Nacional São João

Repórteres do 5.º ano da oficina de Literacia para os Média, do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto visitaram, nesta quinta-feira, 5 de março, o Teatro Nacional São João (TNSJ) em vésperas do centenário.

 A visita foi guiada pela coordenadora do Centro Educativo Luísa Corte-Real que explicou sobre a história, a arquitetura e os bastidores do emblemático teatro. Entusiasmados, crianças e professores conheceram a sala de espetáculos, a sala de ensaios, os camarins e as zonas técnicas deste Monumento Nacional. Por fim, os pequenos repórteres tiveram a oportunidade de entrevistar a responsável da instituição.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) como o conhecemos, nasceu há 100 anos, a 7 de março de 1920, num edifício arquitetado por Marques da Silva. Neste sábado, 7, o centenário vai ser assinalado com várias atividades gratuitas, não só no TNSJ, como também no Teatro Carlos Alberto (TeCA) e no Mosteiro de São Bento da Vitória, para uma celebração “dentro e fora de portas, ao vivo e em vídeo”. Levantamento de bilhetes no próprio dia, até ao limite da lotação da sala. Reservas para as visitas guiadas através do contacto telefónico 223 401 951, ou endereço eletrónico relacoespublicas@tnsj.pt

Os participantes da 3.º Ronda – DIC do Cerco, foram desafiados pelo Media Lab do Jornal de Notícias em parceria com a TSF e aprenderam as regras básicas de jornalismo, a construção de uma notícia e as técnicas de entrevista. O projeto final do grupo será apresentado no dia 26 de março, no auditório da escola.

O projeto educativo Media Lab tem como principal objetivo promover a literacia mediática e formar cidadãos ativos. Visite o projeto em www.medialab.jn.pt