Nesta quadra natalícia o bolo-rei está em todas as mesas. Seja na sua versão com frutos cristalizados, seja com frutos secos, ou a versão mais popular cá em casa, com chocolate. Não sendo tradicional – não é – já que não temos favas nem brindes, ao menos podemos inovar com o nosso ingrediente preferido!
Já sabes, pede ajuda a um adulto e avancem para a cozinha!
Preparação
Primeiro, mistura com uma colher o fermento com o leite morno. Junta as raspas da laranja, o vinho do Porto, a margarina, o açúcar, os ovos levemente batidos, a farinha, o leite em pó e o sal. Amassa bem.
Quando a massa estiver pronta, certifica-te que se despega das paredes da tigela. Se isso não acontecer junta mais farinha.
Aos frutos secos junta o chocolate partido em pedaços grandes e incorpora-os na massa (reserva alguns para decorar no final), envolvendo bem com as mãos.
Deixa levedar até duplicar de tamanho (pode-se deixar de um dia para o outro), forma uma coroa com a massa, pincela com geleia e coloca por cima os restantes frutos secos, intercalando com pedaços de açúcar em pó. Leva ao forno quente durante 20 min a 180º e pincela novamente com geleia.
Enfeita com as frutas secas e serve polvilhado de açúcar em pó.
Ingredientes
- 100g de leite
- 100g de margarina
- 70g de açúcar amarelo
- 10g de fermento fresco (de padeiro)
- 1 colher de café de sal
- 3 ovos
- 480g de farinha sem fermento
- Raspa de 4 tangerinas
- 30g de vinho do Porto
- 1 chávena de frutos secos (nozes, avelãs, cajus, amendoas)
- 1 chávena de fruta desidratada (usámos arandos e papaia desidratada)
- 200g de chocolate de culinária