Pode até ser inverno, estar a chover muito, haver vento e algum frio, mas nada disso impede que se aproveite a Natureza. Aliás, ela oferece-nos muitas coisas diferentes para aprendermos por esta altura. No Parque Biológico de Gaia, a proposta é aproveitar as férias de Natal na companhia de animais, plantas e muito conhecimento.
Como já é habitual, o parque localizado na vila de Avintes abre as suas portas na última semana do ano para os mais novos usufruírem de atividades pensadas para conhecer a Natureza, com passeios pelo parque, atividades manuais e jogos de descoberta.
A semana começa divertida, com um jogo “quebra-gelo”, para que o grupo se conheça. Durante a semana seguem-se as atividades “visitantes de inverno”, “a magia das sementes” e “presentes de inverno”. O objetivo das oficinas diárias é ficar a saber um pouco mais sobre a estação mais fria do ano e de que forma a Natureza – com a sua fauna e flora – se adapta a este clima e a temperaturas baixas e muita humidade. Que mudanças acontecem? Podes descobrir aqui. Para encerrar a semana de oficinas, sexta-feira realiza-se a “festa de despedida”.
Destinada a crianças entre os 6 e os 14 anos, a atividade realiza-se na semana entre o Natal e o Ano Novo, de 26 de 30 de dezembro, diariamente, das 9 horas às 17 horas. A iniciativa é semanal e tem um custo de 70 euros por participante. As inscrições devem ser feitas no gabinete de atendimento do parque ou por email (atendimento_pbiologico@cm-gaia.pt). As oficinas de férias são uma atividade regular do parque, que prepara este programa também no verão e na Páscoa. Quem por aqui passou noutras edições, recomenda. São vários os participantes que terminam a semana de atividades entusiasmados e com vontade de repetir. Há até quem pergunte “posso trabalhar aqui?”.
O Parque Biológico de Gaia é o primeiro centro permanente de Educação Ambiental no país e oferece uma área com 35 hectares, na qual habitam centenas de espécies de animais e plantas.
***
Oficinas de Inverno no Parque Biológico
De 26 a 30 de dezembro
Custo semanal de 70 euros
Vila Nova de Gaia
Texto: Sara Sofia Gonçalves