Publicidade Continue a leitura a seguir

As dez profissões do futuro (e aquelas que vão desaparecer)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O mercado de trabalho está sempre a mudar, mais ainda num mundo digital como o de hoje. Sabes quantas profissões novas poderão surgir ou desaparecer até começares a trabalhar? Até 2027, estima-se que 23% dos empregos vão mudar.

O aumento da digitalização

A edição mais recente do relatório anual “O futuro dos empregos”, divulgado pelo Fórum Económico Mundial, não deixa margem para dúvidas. Nos próximos cinco anos, o aumento da digitalização vai provocar grandes transformações no mercado de trabalho. E não são só os avanços tecnológicos a contribuir para isso. As mudanças nos empregos estão a ser aceleradas também por questões económicas, geopolíticas e por pressões sociais e ambientais.

Ainda assim, ao contrário do que previam os filmes de ficção, as novas tecnologias vão contribuir também para criar postos de trabalho – mesmo que os robôs representem um alto risco para certos trabalhos. Vamos a números. Entre os 673 milhões de postos de trabalho analisados por este relatório, estima-se que até 2027 vão ser criados 69 milhões novos postos de trabalho, enquanto 83 milhões serão eliminados. Significa uma diminuição de 2% no emprego atual.

 

A inteligência artificial

Certamente já conheces algumas ferramentas de inteligência artificial (IA), como o famoso ChatGPT ou o Midjourney. A verdade é que a IA será um dos maiores impulsionadores das mudanças que vão ocorrer nas profissões. Por isso, a formação nessa área vai ser extremamente importante. Basta ver que a IA vai ser adotada por quase 75% das empresas analisadas no estudo do Fórum Económico Mundial (que incluem alguns dos maiores empregadores do Mundo). Entre essas empresas, 50% espera que a IA gere um aumento do número de postos de trabalho, enquanto 25% espera que ela conduza à perda de empregos.

Afinal, quais são as profissões do futuro?

Sim, há uma lista das 50 profissões emergentes para os próximos anos. E não é difícil adivinhar em que áreas. Estima-se que empregos como analistas e cientistas de dados, especialistas em IA e machine learning, e profissionais de segurança cibernética cresçam, em média, 30% até 2027. Eis os primeiros dez lugares da lista:

Especialistas em inteligência artificial (AI) e machine learning
Especialistas em sustentabilidade
Analistas de business intelligence
Analistas de segurança da informação
Engenheiros de fintech
Analistas e engenheiros de dados
Engenheiros de robótica
Engenheiros de eletrotécnica
Operadores de equipamentos agrícolas
Especialistas em transformação digital

 

E que profissões vão desaparecer?

Entre as profissões que estão em declínio, consegues imaginar quais são as que têm mais probabilidade de serem extintas nos próximos cinco anos? Aqui estão os primeiros dez lugares da lista divulgada pelo relatório “O futuro dos empregos”.

Empregados bancários e similares
Funcionários dos Correios
Operadores de caixas e bilheteiras
Profissionais de introdução de dados
Secretários administrativos e de direção
Escriturários de registo de materiais e de manutenção de stocks
Contabilistas
Gestores de clientes
Profissionais de estatística, finanças e seguros
Vendedores porta a porta e afins

 

Texto: Catarina Silva