Se gostas de ciência, mas também de estar ao ar livre, então este programa é para ti. “Aventuras lá fora!” promete dias de muita animação com bichos e plantas, na floresta ou no rio, e muita ciência à mistura. Durante todo o mês de agosto e início de setembro, tu, que és um pequeno explorador, poderás aprender o segredo dos nós, construir jangadas e canas de pesca e fazer abrigos de madeira na floresta.
Dos seis aos 12 anos todos são convidados a aparecer nos espaços exteriores do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra e na zona envolvente do Parque Verde do Mondego. Mas há mais. Terás ainda tempo para visitar exposições, o Family Lab (espaço interativo para explorar a ciência em família) e o Hemispherium (uma sala de cinema especial, com filmes projetados a 360 graus).
O programa “Aventuras lá fora!” é uma das três propostas do Exploratório para as férias de verão dos mais jovens e tem como objetivo apresentar a atividade científica de uma maneira descontraída e divertida. Para Catarina Reis, membro da direção, este programa incute nos jovens a “necessidade de preservar os espaços naturais e todos os seus habitantes, chamando a atenção para a extraordinária biodiversidade que nos rodeia, bem como para todas as diferentes áreas da ciência”. Segundo a responsável, a construção do conhecimento é feita de forma natural, o que “contribui para um melhor desenvolvimento pessoal, social e cívico”, onde se privilegia o contacto direto com a natureza.
As inscrições são realizadas através do site do Exploratório e têm um limite máximo de 20 participantes. O preço é de 90 euros na primeira semana e 80 euros nas seguintes, sendo aplicado um desconto de 10% para irmãos.
***
Aventuras lá fora!
De segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Inscrições a partir dos 80 euros
De 1 de agosto a 2 de setembro, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra
Texto: Mariana Areal