Baixar, proteger e aguardar: três gestos que podem salvar vidas

Baixar, proteger e aguardar: três gestos que podem salvar vidas

Nesta sexta-feira, 15 de novembro, realiza-se um exercício a nível nacional para relembrar o que se deve fazer em caso de sismo.

Assim, às 11.15 horas, imaginando que está a ocorrer um sismo, deves fazer três gestos muito simples: baixar-te, proteger-te – por exemplo debaixo de uma mesa – e aguardar até o sismo terminar.

Há um site – A Terra Treme – que te explica o que é um sismo e o que se deve fazer antes e depois.

Por exemplo, fixar móveis e estantes às paredes para não caírem, ter os objetos maiores e mais pesados no chão, manter os corredores e hall de entrada livres para facilitar a circulação.

E se estiveres na rua? Deves afastar-te de árvores, postes elétricos e edifícios e procurar zonas como praças e jardins.

Outro conselho da Proteção Civil é teres um kit de emergência com objetos que podem ser essenciais, como por exemplo água, alimentos secos e em conserva, medicamentos, uma manta, uma lanterna e cópia dos documentos pessoais.

No site há ainda um questionário para por à prova os teus conhecimentos.

“A Terra Treme” já vai na 7.ª edição e todos podem e devem participar, desde escolas, empresas e famílias. No ano passado participaram neste exercício perto de 160 mil pessoas de organismos públicos e empresas e 512 mil escolas.

 

 

Texto: Sandra Alves