Beasts of Balance: o jogo de tabuleiro que também é digital

Beasts of Balance: o jogo de tabuleiro que também é digital

 

A nova sensação mundial de jogos de tabuleiro vem do Reino Unido, foi idealizada por um grupo de crianças entre os oito e os 12 anos e promete chegar a todo o lado até ao Natal.

O jogo chama-se Beasts of Balance e a sua primeira edição foi posta à venda em 2016, mas há uma versão melhorada que acabou de sair. E no que consiste? É um jogo de empilhar, num ‘novo conceito radical’. Isto porque o jogo acontece, em simultâneo, no mundo físico e digital!

Isso mesmo: há peças que os jogadores têm de empilhar em torre, mas ao colocá-las, aparecem magicamente no mundo digital, num tablet ou smartphone conectado por bluetooth. No fundo, é um jogo de construção de uma torre de animais, refletida no mundo digital, mas aqui aparece em versão fantasiada: empilhas dois animais diferentes e o tablet mostra-te um animal de nome estranho que é a combinação dos dois.

O objetivo final é criar o mundo mais fabuloso antes que a torre colapse e um vulcão destrua tudo. Mas, pelo meio, a verdadeira diversão está em descobrir combinações diferentes de ‘bestas’ e outros artefactos, enquanto vais acumulando pontos. Os utilizadores definem assim: é o jogo Jenga, misturado com blocos e com Pokémon! O preço não é o mais acessível.

Na Amazon ou site oficial custa cerca de 78 euros. Pede a opinião aos teus pais, e, se estás interessado, podes ver aqui mais sobre o jogo no YouTube. Há vários vídeos, oficiais ou de utilizadores, que explicam tudo!