Publicidade Continue a leitura a seguir

Bibliotecas de Lisboa contam uma história por dia

Publicidade Continue a leitura a seguir

A rede de Bibliotecas de Lisboa (BLX) trouxe as leituras de contos para o online e a quinta série da iniciativa “Uma história por dia não sabe o bem que lhe fazia” estreia já no dia 8 de fevereiro. O projeto de narração, que acontecia presencialmente em todas as bibliotecas da rede, virou-se para o digital com a pandemia e atualmente publica um vídeo por dia, de segunda-feira à sexta-feira.

Isabel Monteiro, do núcleo de promoção e mediação de leitura da BLX, afirma que esta é uma atividade para toda a família, pois “as histórias não têm público-alvo e são para todos, desde os mais pequenos aos mais adultos”.

A série cinco do projeto vai ter o tema de lendas portuguesas e em 60 episódios irá percorrer vários contos típicos do norte a sul do país, não esquecendo as ilhas. As narrações são realizadas pelas mediadoras de leitura das 18 bibliotecas da rede.

Isabel Monteiro afirma que tem sido positivo que pessoas que não conheciam o projeto antes da pandemia tenham passado a acompanhar as histórias. “Temos um público que nos segue desde o presencial, mas conseguimos chegar a pessoas de todo o país que não nos conheciam”, sublinhando ainda que já tiveram assistências de fora de Portugal.

Todos os contos e séries anteriores estão disponíveis no YouTube da rede e ainda vais a tempo de acompanhar a quarta série, a decorrer até dia 29 de janeiro.

Texto: Sara Sofia Gonçalves