O grupo, composto por alunos das mais variadas idades, é um dos responsáveis pelo jornal escolar Face ao Douro, projeto do AEDM com mais de 25 anos de idade, e que enche de orgulho tanto professores como alunos, que já marcaram presença em vários eventos nacionais de jornalismo júnior.
Segundo a professora Rosário Meireles, uma das responsáveis pelo jornal escolar, o clube tem como objetivos o desenvolvimento da expressão escrita e fotográfica, bem como a promoção do espírito crítico e reflexivo, aspectos bem presentes na missão do projeto Media Lab JN. Assim, não foi difícil envolver os alunos nos vários temas da literacia mediática apresentados nas atividades com o Media Lab – a desinformação, as tecnologias da informação e a navegação segura no meio noticioso online – assuntos esses, que o grupo não tardou a questionar.
A primeira sessão, feita na escola, envolveu vários exercícios práticos que focaram aspetos técnicos da escrita noticiosa (como escrever uma manchete e chamadas, como desenvolver um lead, que perguntas responder numa notícia), mas também a escolha editorial de que notícia melhor se adapta a formatos como o noticiário em vídeo e publicações noticiosas para redes sociais.
Assim, todos os alunos do clube puderam não só desenvolver primeiras páginas de jornal com notícias do dia, mas também planificar e gravar um noticiário em vídeo, e ainda preparar uma série de notícias para o meio digital – incluindo posts para twitter e instagram.
A relevância dada às tecnologias da comunicação foi um ponto que marcou positivamente a professora Luísa Azevedo, professora de informática e responsável pela paginação do jornal escolar, uma vez que esta parte técnica é frequentemente esquecida, mas muito relevante.
Para aprenderem sobre a logística e o dia-a-dia do jornalista na redação, os alunos puderam localizar e observar ao vivo a disposição de um espaço repleto de jornalistas, e perceber como estes se organizam dentro de um ambiente criado para a colaboração.
Depois de uma primeira passagem pela redação tradicional, a visita é, sempre que possível, enriquecida pela visita ao estúdio do JN Direto. O grupo teve, então, oportunidade de observar não só o jornalismo tradicional, materializado num jornal diário, mas o jornalismo multimédia e a importância que o audiovisual tem na transmissão de informação noticiosa, até para um jornal com mais de 130 anos.
Apesar de consumirem informação jornalística, maioritariamente, pela internet, as dúvidas dos alunos sobre a importância desta replicação noticiosa no papel e nas redes sociais, ou até no próprio site de um meio de comunicação social, levaram a conclusões mais técnicas, como os critérios de noticiabilidade e da adaptabilidade da informação para estas diferentes plataformas.
Ainda a pensar no fator multiplataforma do jornalismo, o último espaço visitado pelo grupo foi o estúdio e redação da Rádio TSF. Os alunos puderam viajar no tempo através da vasta memorabília deste espaço e da informação que o sonoplasta, Jorge Guimarães Silva, ofereceu. A oportunidade de conversa, antes de conhecerem o estúdio, extinguiu algumas dúvidas mais técnicas sobre, por exemplo, como funciona a transmissão da emissão, as idiossincrasias arquitetónicas de um estúdio de gravação e a logística de uma estação de rádio.
O projeto educativo Media Lab tem como principal objetivo promover a literacia mediática e formar cidadãos ativos. Com uma forte componente prática, as sessões Media Lab estendem-se por vários temas e problemáticas adaptados à vida real e ao quotidiano da profissão de jornalista. Saiba como participar no site do projeto.
Texto: José Silva Brás
Data de publicação: 2 de Março de 2023