Publicidade Continue a leitura a seguir

Como fazer um filme? Três, dois, um. Ação!

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um filme tem história, emoções, aventuras, paisagens, cenários. Tem também um guião, personagens boas ou más, diálogos e silêncios, câmaras, luzes, e uma equipa à prova de bala. Como nasce um filme? O que se faz para que a magia da Sétima Arte aconteça diante dos nossos olhos? Quais os passos a dar? A cadeira de realizador pode ser tua.

Katrijn Lont é cineasta, é holandesa, vive em Portugal, percebe da arte e orienta uma oficina dedicada ao cinema, todo o processo do início ao fim, para quem tem entre seis e 14 anos e muita curiosidade em aprender o que acontece nos bastidores de uma obra cinematográfica. Todas as quintas-feiras, até ao final do ano, na Junta de Freguesia de Esmoriz.

Espreitar e descobrir os belos mistérios do cinema, meter as mãos na massa, aprender a linguagem audiovisual e suas interações. Katrijn explica tudo a quem tem vontade de ser cineasta durante três meses. Desde logo, a criação do argumento, como surge a história e como se adapta ao cinema. A planificação do que vai ser feito, tintim por tintim. As etapas das filmagens, passo a passo. Como e onde colocar a câmara. O que filmar, os melhores ângulos, as melhores perspetivas. A iluminação e os cortes que decidem o que entra e o que sai. Como editar. Os meandros da produção. A interpretação. Tudo o que interessa. A oficina termina com a apresentação de uma curta-metragem, em dezembro, realizada do início ao fim por quem participa nesta aventura. A ideia é partilhar o filme com amigos, familiares e público, numa sessão de cinema.

Esta atividade insere-se na programação M.I.A – Mediação Interativa Artística para Crianças, Jovens e Famílias, promovida pela Imaginar do Gigante, estrutura de criação de serviços artísticos e culturais, com apoio da Junta de Esmoriz e da Câmara de Ovar.

A M.I.A. tem três espetáculos na agenda com entrada livre. “O Pequeno País dos Frutos”, teatro de objetos, a 19 de outubro, no auditório da Junta de Esmoriz, às 16 horas. A 16 de novembro, no mesmo local e horário, há dança e teatro em “Ver Odisseia para Chegar a Ítaca”. A 21 de dezembro, no mesmo espaço e também às 16 horas, há teatro com coisas dentro no espetáculo “Duas Casas”.

Oficina de Cinema
Crianças e jovens dos seis aos 14 anos
Participação gratuita
Todas as quintas-feiras, de outubro a dezembro, das 18 às 19.30 horas
Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz – imaginardogigante@gmail.com – 962317717

Texto: Sara Dias Oliveira