Concurso de APPS: uma ideia tua pode mudar o Mundo

Concurso de APPS: uma ideia tua pode mudar o Mundo

“NOVA IMS CHALLENGE: Applica-te” é um concurso de ideias. O desafio é criar e descrever pormenorizadamente uma App (aplicação para smartphones e outros dispositivos) que contribua para atingir um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta é uma aposta na promoção do espírito crítico, da inovação e do empreendedorismo dos jovens.

Os ODS fazem parte de uma campanha das Nações Unidas (ONU) para promover mudanças positivas no futuro e que todos os Estados-membros da ONU devem seguir:

Podem participar os alunos do 7º ao 12º ano de qualquer escola pública ou privada. Há dois escalões de participação:

a) Escalão I – alunos do 7º ao 9º ano (3º ciclo);

b) Escalão II – alunos do 10º ao 12º ano (Ensino Secundário).

Podes concorrer individualmente ou em grupo (máximo de 3 elementos) com a descrição da App e ganhar prémios! Basta conceber uma app que ajude a concretizar um dos ODS e descrevê-la pormenorizadamente.

O concurso, passo a passo:

1. Pensar numa App que melhore a vida no planeta: sozinho ou com a tua equipa, começa por isolar um problema a resolver e lança no papel todas as ideias que te /vos venham à cabeça.

2. Descrever a App criada: tudo tem de ser muito bem explicado: para que serve, como se utiliza, quais os ecrãs que o utilizador vai encontrar, entre outros detalhes. Podes até fazer um desenho que indique qual o aspeto da App. Consulta o Regulamento para saberes mais.

3. Submeter candidatura: deves enviar através de e-mail a tua descrição até 1 de junho de 2022.

As ideias mais originais e que tenham potencial para a criação de projetos que contribuam para um desenvolvimento sustentável, quer nos países desenvolvidos quer nos países em desenvolvimento, serão as premiadas. Haverá prémios para os três primeiros lugares e um prémio especial à escola do projeto vencedor. Todos os candidatos selecionados serão convidados para a Final do Applica-te, que acontecerá a 9 de junho de 2022.

Mais informações no site applica-te.com.

Texto: Maria José Pimentel