Publicidade Continue a leitura a seguir

Crocodilo do tempo dos dinossauros encontrado na Gronelândia

Publicidade Continue a leitura a seguir

Dois portugueses fazem parte da equipa que descobriu o fóssil do fitossauro.

Não é um dinossauro, mas viveu com eles há milhões de anos. Uma nova espécie de fitossauro foi descoberta por uma equipa que reunia especialistas dinamarqueses, alemães e portugueses.

Víctor López-Rojas, estudante de doutoramento, e Octávio Mateus, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, participaram na expedição à Gronelândia, em 2012, que encontrou este fóssil, agora anunciado. À nova espécie deram o nome de mystriosuchus alleroq, do qual encontraram partes do crânio e de outras zonas do corpo.

Mas o que é um fitossauro? É uma espécie que viveu na era Triássica. Ou seja, tem cerca de 215 milhões de anos e é da família dos crocodilos que conhecemos hoje em dia. Viveu como eles e é parecido com eles. Mas não é completamente igual.

Diferencia-se por uma característica física, explica o estudante de doutoramento. “Estes répteis têm o nariz retraído para a parte posterior do crânio, perto dos olhos”, particularidade que permite aos paleontólogos distingui-los mais facilmente.

DR/Victor Carvalho

 

Texto: Júlia Coelho