Uma imersão jornalística para entender toda a dinâmica do fazernoticioso: os alunos do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, do Porto, visitaram o Jornal de Notícias e a Rádio TSF nos dias 24, 26 e 30 de janeiro para experienciar o dia a dia dos jornalistas.
Desde a distribuição de temas até à escrita e gravação de notícias (em rádio ou em vídeo), a visita apresentou aos jovens o percurso diário dos profissionais desta área, numa atividade de educação para a Literacia dos Media e da informação.
A atividade, promovida pelo projeto Media Lab JN, convocou os alunos do 6º ano para uma palestra sobre jornalismo e informação, e para conhecerem as instalações destes órgãos de comunicação social. As turmas foram divididas em dois grupos , que conheceram a redação e o estúdio do JN, além dos estúdios de rádio da TSF.
Para compreender a importância de estarem bem informados, combater as fake news e valorizar o jornalismo como um dos pilares da democracia, os estudantes participaram numa palestra com os formadores do Media Lab JN, José Silva Brás, Rebeca Kuhn e Beatriz Palmieri, e as monitoras Daniela Santos e Leonor Lemos. Esta pequena aula também incluiu conhecerem a história do Jornal de Notícias, desde os seus primórdios – no final do século XIX – até à atualidade, bem como as metodologias e a organização de uma redação jornalística. Formados, percorreram então o JN, para ver como funciona um dia de trabalho jornalístico.
A visita às instalações do JN e da TSF foi, também, guiada pelos profissionais que fazem a notícia chegar ao público – jornalistas, técnicos de som e diretores, nomeadamente a Diretora do JN, Inês Cardoso.
Para a aluna Teresa, de 11 anos, esse encontro foi fundamental para entender os deveres e as necessidades do profissional da imprensa: “Não sabia as funções de um jornalista e admiro-os muito por saberem lidar com tanta papelada e se esforçarem tanto paranos darem os fatos reais e nos informarem”.
Isabel Lima, professora de português do Colégio, diz que a atividade foi enriquecedora e que “o contato com o espaço físico é diferente da percepção que se tem dentro da sala de aula”. Para a docente, vivências como estas permitem que os jovens fiquem mais atentos às notícias e à desinformação.
O Media Lab é um projeto promotor de literacia mediática que há mais de dez anos leva o conhecimento jornalístico a jovens de todo o país. Proporcionando novas dinâmicas para a aprendizagem, através da metodologia “Aprender, Fazendo”, o Media Lab procura trazer uma nova e mais palpável abordagem para os estudos e para a consciencialização da importância de estar bem informado. Saiba como participar no site do projeto.
Texto: Rebeca Silveira e Mariana Amorim
Data de publicação: 21 de fevereiro de 2023