Publicidade Continue a leitura a seguir

Descobre como era produzida a pólvora numa visita à fábrica

Publicidade Continue a leitura a seguir

O que é a pólvora? Para que era usada? Como era fabricada? Vais ter respostas para todas essas perguntas na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, em Corroios.

A Câmara Municipal do Seixal está a convidar as crianças e escolas do concelho a explorarem a fábrica, que foi transformada num museu e recebeu o estatuto de património. Na visita ao local, vais poder aproveitar a Natureza que o rodeia e também assistir ao funcionamento das máquinas a vapor, com mais de cem anos, que eram utilizadas no fabrico do explosivo.

E o que vai acontecer quando chegares à fábrica? Verás um filme e de seguida vais visitar a exposição patente na Oficina de Carbonização. Ainda vai ser possível dares uma volta pela central térmica e de produção de energia mecânica a vapor, que estará em funcionamento. E sem esquecer de um “breve percurso pelo circuito da Pólvora Negra”.

Esta visita é gratuita, mas é necessária inscrição. Assim, comenta com os teus professores e pais. As visitas acontecerão a 28 de abril, das 10 às 11.30 horas e das 14.30 às 16 horas. Se tens curiosidade em saber como era fabricada esta substância muito utilizada em armas de fogo e explosivos, aproveita a oportunidade.

Texto: Júlia Coelho
Foto: José Sena Goulão/LUSA