Se o melhor amigo do homem é o cão, não haja dúvidas de que o melhor amigo da criança – sobretudo se se estiver a falar de rapazes – é o dinossauro. Há um fascínio enorme pelas míticas criaturas e nem o facto de terem sido predadores gigantes e assustadores afasta os mais pequenos. O TAG revela-te algumas curiosidades.
Viveram 168 milhões de anos
Apareceram há 233 milhões de anos, no período Triássico, o primeiro da Era Mesozoica, e dominaram a Terra durante quase 168 milhões, até um fenómeno catastrófico levar à extinção de quase todas as espécies. Há mais do que uma teoria para explicar a extinção mas a hipótese mais aceite pela comunidade científica é esta: há cerca de 65 milhões de anos, no período Cretáceo, um asteroide colidiu com o planeta e provocou uma explosão tão grande que carbonizou milhões de milhões de animais, levantando uma nuvem de poeira tão forte que bloqueou a passagem da luz solar para o solo. O acontecimento gerou uma reação em cadeia, com as plantas, que precisavam de fazer a fotossíntese, a definharem e extinguirem-se, seguidas dos dinossauros herbívoros, que precisavam de plantas, e dos carnívoros, que também ficaram sem alimento. Os dinossauros existiram durante tanto tempo que nós, seres humanos, vivemos, a nível temporal, mais perto do Tiranossauro rex, do que o Tiranossauro rex viveu do Stegosaurus, que habitou a Terra no fim do período Jurássico, entre há 155 e 150 milhões de anos.
Portugal dos dinossauros
Além de ser referência mundial da paleontologia, Portugal foi casa de várias espécies de dinossauros. Um fóssil do Draconyx loureiroi – o nome homenageia um padre jesuíta português pioneiro na área -, encontrado na Lourinhã, foi o primeiro desta espécie a ser reconhecido e é um exemplar de referência, de acordo com o Museu da Lourinhã, que tem das mais importantes coleções de fósseis de dinossauros do Jurássico Superior. Entretanto, na passada quarta-feira, dia 19, paleontólogos portugueses e espanhóis disseram que poderão ter identificado uma nova espécie de dinossauro carnívoro em Torres Vedras. A confirmar-se, será o primeiro carcarodontossaurio em Portugal e um dos mais antigos do mundo.
Harry Potter inspirou nome
Os míticos predadores e as criaturas fantásticas do “Harry Potter” são a combinação perfeita. Tanto que a escola de magia inventada por J. K. Rowling serviu de mote para a escolha do nome de um dinossauro que viveu na América do Norte há 65, 70 milhões de anos. Isto porque a aparência do Dracorex hogwartsia – assim se chama – fazia lembrar a dos dragões que aparecem nos filmes.
Dentes do tamanho de bananas
Sabias que o dente do Tiranossauro rex é do tamanho de uma banana? Os maiores podiam atingir os 30 centímetros. Em idade adulta, o Tiranossauro podia chegar aos quatro metros de altura e 12 de comprimento. Ainda assim, um bicho pequenino quando comparado com o Diplodoco, capaz de atingir os nove metros e cujos ovos eram do tamanho de bolas de futebol.
Texto: Rita Salcedas
Foto: Jorge Amaral/Global Imagens