E que tal fazer um filme sobre boas práticas ambientais?

E que tal fazer um filme sobre boas práticas ambientais?

Se tens entre 14 e 18 anos e te interessas por questões ambientais e por cinema, este desafio é para ti. Está aberto o Concurso Nacional de Curtas-Metragens “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar” com candidaturas até 31 de dezembro.

De modo a sensibilizar para a redução no lixo dos rios e dos oceanos, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) criou este concurso a pensar nos jovens, que poderão participar individualmente ou em pares. Os participantes devem apresentar a concurso uma curta-metragem inovadora sobre a Literacia, a Proteção e Preservação do Oceano, enquadrada pelo menos numa destas temáticas:

a) A importância do Oceano e sua Preservação

b) Impacto do Lixo Marinho na Economia Azul (pesca, turismo, transportes, energia)

c) O contributo da deposição indevida de resíduos para a problemática do Lixo Marinho

Os trabalhos devem ser submetidos através de um link de YouTube. Caso não seja cedido um link YouTube com as curtas-metragens, estas não serão excluídas do concurso e poderão ser enviadas, através de link de uma outra plataforma (Vimeo, etc), até às 23.59 horas do dia 31 de dezembro de 2021 para o endereço eletrónico mailporto@ipdj.pt, com o assunto “Concurso nacional de Curtas-Metragens”, acompanhadas do preenchimento do formulário de inscrição, autorização para participação, (no caso dos/as menores) e declaração de cedência de direitos autorais.

Consulta mais informação sobre o regulamento aqui.

Nota: este concurso surge no âmbito do projeto “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, financiado pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono “Programa Ambiente”, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 – Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho.

Texto: Maria José Pimentel