EB1 de Gualtar: Ouvir para recordar e…contar

EB1 de Gualtar: Ouvir para recordar e…contar

Em Gualtar, durante a Semana dos Afetos, as três turmas do 4.º ano da EB1 de Gualtar receberam a visita de uma contadora de histórias. A maneira como a Estefânia Surreira contou e interpretou as narrativas deliciou aqueles ouvintes.

Foram contadas duas belas lendas africanas, enriquecidas com vivências, experiências e cenários.

Os alunos ouviram, viram e sentiram a lenda do tambor, ao som muito apreciado do djembe, e a história sobre o animal mais forte da floresta. A dramatização à volta destas lendas transportou a sua imaginação para ambientes exuberantes e criou grande expectativa sobre o desfecho de cada uma das estórias.

Houve risadas consoladas, mas também concentração de todos os ouvintes, sempre a torcer por um final feliz. Enfim, um belo momento de união e de alegria gerado por aquelas estórias tão bem contadas, que ajudaram a alargar os horizontes culturais das turmas de Gualtar.

Após a leitura, os alunos foram seduzidos pela arte da escrita criativa e a Estefânia orientou-os para que dessem asas à imaginação.

Agora, os seus trabalhos podem ser admirados nas salas de aula e na Biblioteca…para mais tarde recordar! Espreitem aqui:

Esta atividade inseriu-se no projeto “Leituras do Mundo”, que está a ser desenvolvido nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, em Braga, no âmbito da iniciativa Ler+, promovida pelo Plano Nacional de Leitura.

As “Leituras do Mundo” preveem a leitura, reflexão e exploração de histórias de diversos quadrantes, compreendendo-as como património da Humanidade, capazes de promover a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação. Os alunos são convidados a ler, ouvir e pensar sobre vidas reais e imaginárias criadas pelas mentes de escritores de diferentes geografias e com experiências diversas.

 

Texto: Cristina Gonçalves (PB), Biblioteca Escolar – Eb1 de Gualtar