Publicidade Continue a leitura a seguir

Edifícios iluminados para celebrar o Dia da Europa

Publicidade Continue a leitura a seguir

A fachada do edifício do Parlamento, em Lisboa, iluminou-se com o azul e amarelo da União Europeia para celebrar o Dia da Europa, que se assinala a cada 9 de maio.

A iniciativa inclui mais de 30 monumentos ou edifícios portugueses, nos dias 8 e 9, como a Torre de Belém, o Cristo Rei, o Palácio de São Bento, o Castelo de Bragança, a escultura “Anémona” em Matosinhos ou os edifícios dos Paços do Concelho de Coimbra e de Tomar.

No total, são mais de 60 cidades europeias a iluminarem-se com as cores da bandeira da UE – azul e amarelo – e exibirem apelos ao voto nas eleições europeias, que se realizam em junho – mais precisamente entre os dias 6 e 9; em Portugal será no dia 9. [Podes ler mais aqui sobre o Parlamento Europeu].

O Arco do Triunfo em Paris (França), o Coliseu em Roma (Itália) e a Grand Place em Bruxelas (Bélgica), estão entre os muitos monumentos que são iluminados no âmbito desta data, que pretende promover a paz e a unidade do continente europeu.

O Dia da Europa celebra-se desde 1986, numa alusão à “Declaração Schuman”, que data de 1950, quando o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a base fundadora do que é atualmente a UE.

Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves