Publicidade Continue a leitura a seguir

Miopia: sabias que uma das causas é o excesso de ecrãs?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Por vezes dás por ti em frente à televisão e vês tudo turvo ou estás na rua e não consegues ver ao longe de forma nítida? Ao final do dia, sentes sempre os olhos cansados ou uma dor de cabeça muito chata. Parece assustador, mas é bastante comum. A condição visual que te faz ver desta forma tem nome, chama-se miopia.

 

O que é a miopia?

Para te contextualizar, a miopia é um distúrbio muito comum do foco visual que acontece quando o globo ocular é maior do que o normal ou a córnea, a sua camada anterior, é mais curva do que o suposto. Este erro refrativo faz com que as imagens se foquem à frente da retina, tornando-as desfocadas. Esta é uma condição que afeta 20% a 30% da população mundial, sendo uma doença bastante comum, principalmente a partir da infância tardia e a adolescência. Não há que desesperar.

 

Quais são os sintomas?

A redução da qualidade da visão ao longe é o principal sintoma da miopia e ao qual deves estar alerta, mas numa fase inicial há outros sintomas que se podem destacar, como dores de cabeça, cansaço nos olhos ou fadiga em diferentes tarefas do quotidiano. Se por vezes sentes uma necessidade de te aproximar da televisão ou do telemóvel, sabe que esse é também um sintoma frequente.

 

Sabe as causas

Não se sabe uma causa ao certo, mas os especialistas acreditam que a miopia está presente desde o nascimento e o histórico familiar pode ser um grande fator. Se apenas um progenitor for míope, o seu domínio é de 20% a 40%. Se forem ambos os progenitores míopes o domínio é de 30% a 60%. Considerando que os especialistas acreditam que esta condição está presente desde o nascimento e que não existe uma causa exata, não há, também, uma prevenção considerada totalmente eficaz.

 

Excesso de ecrãs

Com a expansão do mundo digital, os médicos alertam que o abuso dos ecrãs e a diminuição da atividade ao ar livre são os fatores que aumentam este defeito ótico. O uso excessivo e recorrente de ecrãs, como o telemóvel ou computador, é um fator de preocupação, visto que os nossos olhos se esforçam imenso ao usá-los. A luz dos ecrãs também pode prejudicar. O cansaço da vista pode aumentar o nível de miopia gradualmente sem sequer percebermos e as crianças são o principal alvo, uma vez que são consideradas as que mais abusam do uso dos ecrãs e, cada vez menos, realizam atividades no exterior.

 

Planeta embaçado

O Planeta está a ver cada vez mais baço. Cerca de 80% dos adolescentes, em países como a China, a Coreia do Sul, o Japão e Singapura, ao terminar o ensino secundário, sofrem desta condição visual e destes, 10% a 20% têm um grande grau de miopia. Numa investigação científica recente, soube-se que o grau de miopia em crianças entre os cinco e os sete anos é de 19%. E que em 2030 será possível chegar aos 30%. Em 2016, concluiu-se que no início do presente século 1,4 mil milhões de pessoas sofriam de miopia. A previsão é que esses números não parem de crescer. Até 2050, metade da população mundial terá miopia.

 

Soluções

Não existe prevenção eficaz nem uma cura, mas segundo os especialistas podes atrasar a sua progressão. O mais importante após uma consulta oftalmológica é o uso correto dos óculos, estes são o teu maior apoio. Ao usar os óculos os teus olhos estão relaxados e confortáveis, não precisam de se esforçar para ver e consequentemente se cansar.

Opta sempre por fazer mais atividades ao ar live e reduzir as tarefas em que tens de ver ao perto. Quando tens de realizar estas tarefas usa a “regra 20-20-20: a cada 20 minuto passados a olhar para um ecrã,​ desvia o olhar para algo a aproximadamente 20 pés (cerca de seis metros de distância), durante 20 segundos e opta sempre por espaços bastante iluminados.

Texto: Íris Santos
Foto: Adobe stock