Publicidade Continue a leitura a seguir

Entradas grátis e muitas atividades para celebrar os museus e monumentos

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se na próxima terça-feira, dia 18 de abril, com entradas gratuitas em 25 museus, monumentos e palácios.

Mas a celebração desta data não fica por aqui: até ao domingo seguinte, 23 de abril, há quase 300 atividades previstas, como visitas guiadas e temáticas.

Podes ver as iniciativas, os locais e as datas no site www.patrimoniocultural.gov.pt. A pesquisa permite-te facilmente descobrir o que está previsto na tua área de residência. Por exemplo, uma visita à Ponte Romana da Catribana, em Sintra, “exemplar único na área metropolitana de Lisboa”; experimentar o trabalho dos arqueólogos através da simulação de uma escavação, limpeza e colagem de fragmentos cerâmicos, no Porto; fazer um peddy-paper científico em família no Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga; ou conhecer a primeira e inédita expedição científica à Serra da Estrela, em agosto de 1881, numa conferência na Covilhã.

As propostas são muitas e diversas e, apesar de gratuitas, tem atenção que muitas exigem inscrição prévia.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é uma iniciativa do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS). Este ano o tema é “Património em Mudança”, expressando a preocupação pela “emergência climática”.

“O património transforma-nos e, simultaneamente, ajuda-nos a adaptarmo-nos a um mundo em constante mutação. Exemplo disso são os monumentos e edifícios históricos que se apresentam como modelos de boas práticas de sustentabilidade e inovação para o desenvolvimento de novas soluções arquitetónicas adaptadas às alterações climáticas, ou até no uso de recursos locais, reduzindo desta forma a pegada de carbono com a exportação de materiais”, afirma a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) em comunicado.

Texto:  Sandra Alves
Foto:Nuno Pinto Fernandes / Arquivo Global Imagens (Palácio de Nacional de Queluz)