Escola do Cerco do Porto escolhe o Media Lab JN para mais um ciclo de literacia para os média

Escola do Cerco do Porto escolhe o Media Lab JN para mais um ciclo de literacia para os média

Pelo terceiro ano letivo consecutivo, o projeto Media Lab JN foi selecionado pela Direção da Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto para, de forma instrumental, apoiar uma das quatro literacias em causa – a Literacia para os Média e para a Informação – no âmbito dos Domínios de Integração Curricular (DIC). Este ano, a intervenção da equipa Media Lab JN estará dedicada aos alunos do 5º ano do Ensino Básico.

Na passada sexta-feira, dia 5 de novembro, depois de, há uma semana, um monitor/jornalista do Media Lab JN ter falado com os alunos sobre a profissão do jornalista e discutido temas ligados à rotina dos média e à produção de notícias para rádio, os estudantes do 5º ano tornaram-se jornalistas por um dia. Numa manhã cheia, os alunos aprimoraram os textos jornalísticos, com base em notícias publicadas no Jornal de Notícias, que já tinham estado a trabalhar nas semanas anteriores para, finalmente, realizarem as gravações para um noticiário radiofónico, com chancela da Rádio TSF.

© Media Lab

Daniel C., 11 anos, explicou que foi uma experiência “interessante” e “divertida”. “Além disso, gostei muito de gravar as notícias e aprendi muito e percebi que os jornalistas trabalham bastante e precisam de ser muito competentes”, afirmou. Yasmin C., por sua vez, mostrou-se feliz por ter conseguido ultrapassar a timidez e gravar uma notícia com microfone da TSF. “Foi um momento divertido. Um desafio que consegui vencer. Aprendemos muito”, confessou.

© Media Lab

A professora Paula Allen, uma das orientadoras presentes no DIC de Literacia para os Média, acompanhou a manhã de gravação dos jovens jornalistas e aprovou o sucesso pedagógico de programa. “Gostaria de agradecer ao Media Lab JN, em especial aos jornalistas que trabalharam com os nossos alunos pela excelente oportunidade que nos proporcionaram. A experiência foi muito positiva”, começou por dizer a professora de Português. 

“E quando digo ‘nos proporcionaram’, é por um lado aos professores, porque obviamente que é muito diferente estar a leccionar os conteúdos de uma notícia, a estrutura de uma notícia, e ter um jornalista presente a partilhar o seu conhecimento e experiência relativa à sua profissão. Portanto, também temos muito a aprender convosco. Aos alunos, acrescenta sempre, claro. Além de ser uma aula diferente, também os entusiasma mais e acrescenta mais conhecimento e sabedoria e contribui para maior confiança deles. Gravar uma notícia, parece que não, mas é um momento em que eles vencem os seus receios de falar em público. Vencem medos e isso contribuiu para a autoestima deles”, acrescentou a docente.

Formador e jornalista Daniel Leal dá indicações a uma das alunas antes do momento de gravação © Media Lab

As gravações foram coordenadas pela formadora do Media Lab, Mariana Amorim e pelo jornalista Daniel Leal, que trabalharam primeiramente as principais regras para a gravação de notícias para a rádio, com dicas para um melhor modo de gravação, técnicas de facilitação da leitura de notícia e curiosidades acerca de elementos básicos no dia a dia de um repórter.

O projeto Media Lab JN, há mais de uma década a educar para a Literacia Mediática e da Informação, leva anualmente o conhecimento digital e comunicacional a milhares de estudantes portugueses. Com o regresso dos alunos às aulas presenciais, o projeto reencontrou as salas de aula completas e um cenário de “renascimento pós-pandémico” bastante fértil para o ensino e para a aprendizagem das práticas jornalísticas mais basilares.

O Media Lab é um projeto educativo que promove o conhecimento mediático para uma participação cívica ativa. Saiba como participar no site do projeto.