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Escolas Abel Salazar (S. Mamede Infesta) – Almoço Queirosiano

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Na disciplina de Português, alunos de 9.º ano (turmas A, B e C) estiveram a estudar o conto “A aia”, inserido no livro Contos, do famoso escritor Eça de Queirós.

A partir daí e com a ajuda dos seus professores – Português, História e Cidadania e Desenvolvimento (nesta disciplina, só a turma A) – tiveram a ideia de fazer uma atividade muito gira na cantina da Escola Maria Manuela de Sá: preparar almoço com uma das ementas descritas nos romances deste autor – arroz de favas com frango frito e creme queimado para os colegas e entreter os “convidados” com uma representação teatral centrada no conto estudado.

Estavam reunidas, assim, muitas condições para um evento que prometia: o estudo da obra, a comemoração do aniversário de nascimento do escritor Eça de Queirós, o convívio num almoço diferente e animado com teatro.

E foi tudo muito bem organizado:

– um grupo divulgou a atividade junto das restantes turmas das 2 escolas (Escola Secundária Abel Salazar e Escola Básica 2/3 Maria Manuela de Sá);

– outro grupo concebeu marcadores coma biografia de Eça de Queirós para oferecer aos “convidados” deste almoço e elaborou a ementa que depois foi afixada em espaços específicos das 2 escolas;

– 3 alunos prepararam uma pequena dramatização à volta das personagens centrais do conto durante o almoço, Rainha, Aia mais o autor Eça de Queirós;

– alunos escreveram uma carta à Fundação Eça de Queirós para divulgar a atividade.

Podes ver aqui fotografias que registaram este almoço:

No dia desse opíparo almoço, alunos, professores e assistentes operacionais tiveram o privilégio de “privar” com as personagens Rainha e Aia e “conhecer” Eça de Queirós “em carne e osso”.

O almoço foi um sucesso, tudo decorreu como planeado e depois, os alunos das turmas envolvidas receberam uma oferta da Fundação Eça de Queirós para a biblioteca da escola, o livro “Viagem no Portugal de Eça de Queiroz”, da autoria de A. Campos Matos.

Este “almoço queirosiano” resultou num Domínio de Articulação Curricular (DAC) e primou pela adesão de todos os alunos no processo, com entusiasmo, dedicação e proatividade. Finalmente, os objetivos estavam atingidos: entender melhor o conto e gostar de ler, “sentir” o ambiente da época queirosiana, alargando o conhecimento sobre a vida e obra desse escritor e conviver com os outros em boa camaradagem fora do espaço de aula.

 

Texto: Paula Magalhães, professora de Português e Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento