Publicidade Continue a leitura a seguir

Escolas recolheram 262 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos

Publicidade Continue a leitura a seguir

A 10.ª edição do projeto “Escola Electrão” permitiu recolher 262 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, o que representa um aumento de 110% em relação às 125 toneladas registadas na edição de 2019/2020.

Este projeto, da responsabilidade da Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, decorreu em 332 escolas no ano letivo 2020/2021, com o objetivo de sensibilizar e promover a reciclagem.

“Mesmo com as escolas encerradas, durante parte do ano [devido à pandemia de covid-19], os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, sublinhou o diretor-geral da Electrão, Pedro Nazareth, em comunicado.

A Escola Secundária de Serpa, no distrito de Beja, atingiu o melhor resultado com a recolha de quase 33 mil quilos de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos.

Destacaram-se, igualmente, a Escola Profissional de Coruche, no distrito de Santarém (21 mil quilos), e a Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca, em Murtosa, distrito de Aveiro (18 mil quilos).

As escolas que participaram neste projeto vão receber 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados e 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias.

Este ano, o valor total a atribuir às escolas é de 13.260 euros. Serão também distribuídos cheques-prenda de uma loja de eletrodomésticos e equipamento eletrónico no valor de 12.450 euros.

O projeto “Escola Electrão” já permitiu em dez edições a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

E há outros desafios que valem pontos e prémios, como o “Quiz Electrão” e o “Repórter Electrão”.

Para saberes mais sobre esta iniciativa e como a tua escola pode aderir podes consultar o site “Escola Electrão”.

Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves