Especulação imobiliária. Sabes o que é isto?

Especulação imobiliária. Sabes o que é isto?

As rendas das casas estão a subir e quem quer comprar não consegue pagar os preços exorbitantes que pedem. Dizem que a culpa é do aumento do turismo e dos especuladores que compram os prédios nas cidades para depois venderem mais caro. E quem viveu sempre na cidade tem de mudar para longe. Mas será que este fenómeno é tão simples?

 

Aposto que a minha casa vai valer muito

A especulação imobiliária é uma espécie de jogo em quem tem dinheiro compra casas ou terrenos porque acredita que, em breve, vão valer mais. Ao vender mais caro do que se comprou, o dinheiro cresceu e já dá para comprar mais casas e mais terrenos. Quando já não há casas que cheguem para todos, sobem os preços e é mais difícil comprar. Por isso, há quem pense que a especulação imobiliária é má.

 

 Os especuladores são todos maus? 

De início, os especuladores não são maus. Ajudam a renovar os prédios e as casas mais antigas nas cidades, o que aumenta o número de casas habitáveis disponíveis para todos. Claro que os preços serão mais elevados do que aqueles que pagaram, mas sem o investimento que os especuladores realizaram nada teria acontecido e os imóveis continuariam a degradar-se, como acontecia em Lisboa e Porto até há poucos anos e onde o turismo também teve o seu impacto.

 

 Turistas “roubam” casas e preços sobem 

Já há 200 anos houve um fenómeno com um efeito parecido com o do turismo: a revolução industrial levou as pessoas a trocar o campo pelas cidades e, de repente, não havia onde morar. As casas ficaram caras e não tinham condições. Então surgiram especuladores, investiram em mais casas e a situação evoluiu. Com os turistas, é a mesma coisa. Hoje, não há espaço para todos, em breve a situação pode mudar.

 

 E se ninguém quiser pagar o que pedem? 

A lei da oferta e da procura diz que se muita gente quer comprar uma coisa que é escassa, o preço sobe. Mas as coisas podem ser caras e ninguém querer comprar. Normalmente, o preço acaba por descer. Os especuladores estão pouco dispostos a perder dinheiro, a não ser que prevejam uma crise onde podem perder tudo. Enquanto houver casas a menos para tanta gente que procura, os preços não descem.

 

 Que bolha é essa que pode rebentar? 

Quando há muitos especuladores e bastantes casas a preços acima do máximo que as pessoas estavam dispostas a pagar, cria-se um desequilíbrio em que tudo o que cresceu (a “bolha”) pode “rebentar” em pouco tempo. Os preços das casas caem enquanto os investidores tentam vender depressa, os bancos recebem menos e deixam de emprestar dinheiro, perdem-se empregos e a economia pode entrar em crise.

Texto: Erika Nunes