Publicidade Continue a leitura a seguir

Holandês de 18 anos será a pessoa mais nova a ir ao Espaço

Publicidade Continue a leitura a seguir

Oliver Daemen tem 18 anos, é holandês e será a pessoa mais nova a ir ao Espaço, no dia 20 de julho, no voo inaugural da Blue Origin, empresa fundada pelo magnata norte-americano Jeff Bezos – sim, o fundador da Amazon.

A bordo irá também Wally Funk, de 82 anos, que será a pessoa mais velha no Espaço e que na década de 60 foi rejeitada para o programa de astronautas por ser mulher.

Nesta viagem espacial, a primeira da Blue Origin, Jeff Bezos terá ainda a companhia do irmão, Mark.

Oliver Daemen embarca nesta aventura depois de um leilão pelo bilhete que daria acesso ao quarto lugar disponível. O “vencedor”, que pagou 28 milhões de dólares (23,7 milhões de euros), desistiu devido a “problemas de agenda” e a Blue Origin cedeu o lugar ao pai de Oliver, a segunda pessoa que mais dinheiro deu pelo bilhete. Mas o pai ofereceu a viagem ao filho, que detém uma licença de piloto privado e é fascinado pelo espaço, Lua e foguetões desde os 4 anos.

O dinheiro do leilão destina-se ao Clube do Futuro, um projeto educacional para promover a ciência e a tecnologia entre os jovens, criado pela Blue Origin.

O voo deverá durar 11 minutos, permitindo aos passageiros “flutuarem” em ambiente de microgravidade e observarem a curvatura da Terra.

O dia 20 de julho não foi escolhido por acaso, é o dia em que se assinalam 52 anos sobre a chegada do Homem à superfície da Lua.

No passado domingo, dia 11 de julho, o multimilionário Richard Branson concluiu o primeiro voo espacial da Virgin Galactic, com cinco funcionários da companhia. O avião espacial da Virgin atingiu 55 milhas (88 quilómetros), para garantir uma sensação de microgravidade e uma vista privilegiada sobre o planeta. Depois de cerca de quatro minutos acima da superfície terrestre, o avião espacial começou a viagem de regresso.

 

 

Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves
Foto: Blue Origin/AFP