Já deves ter amigos que o têm, ou já viste de certeza alguém no recreio, na praia ou na rua a brincar com este estranho triângulo giratório, um brinquedo simples e criado por uma boa causa e que está literalmente a conquistar o mundo.
Falamos, claro, do Fidget Spinner. Como brinquedo, esta invenção originária dos Estados Unidos não podia ser mais simples: trata-se de um plástico, normalmente ABS, de três pontas, com rolamentos de cerâmica e um círculo giratório no centro. Basta agarrar nesse círculo, rodar e a velocidade alcançada é incrível e dá-te uma agradável sensação. Consegues segurar com dois dedos, só com um, há vários tamanhos, várias cores, criando diversos efeitos, e é considerado um instrumento anti-stress. Há azuis, vermelhos, às cores, transparentes, fluorescentes!
Este vídeo explica melhor
Como podes ver, tem o potencial para se tornar um daqueles brinquedos que todos têm, o que aliás já está a acontecer nos Estados Unidos e no Reino Unido. Foi criado por uma mãe, que o desenhou para entreter a filha que tinha um problema neurológico, e os especialistas dividem-se num ponto: há os que acreditam que ajuda a melhorar a concentração e que até é indicado para crianças e adolescentes como problemas de atenção (‘fidgiding’ é inglês para ‘não conseguir parar quieto’, e teoricamente o brinquedo ajuda); e há quem defenda que serve para desconcentrar, tal como os telemóveis…
O certo é que é muito divertido, até porque dá para experimentar vários truques e atingir diferentes níveis de mestria.
Em Portugal, já podes encontrar Fidget Spinners em algumas lojas como a FNAC (com pré-encomenda online), mas na Internet não faltam opções: tens os sites internacionais, como a Amazon, onde encontras a maior variedade de modelos (e preços, chegam a oscilar entre 1 euros e 50 euros!); e também tens em sites portugueses, como Olx, o Custojusto, o Goodlife, e o preço aqui ronda normalmente os 5 euros + portes.
Pede ajuda aos teus pais para escolher e encomendar! E se tens uma impressora 3D ou conheces quem tenha, até dá para imprimir um.
Se gostas do Fidget Spinner mas queres ser diferente ou experimentar algo novo, então também vais gostar do Fidget Cube! É parecido em tudo e o princípio é o mesmo (também é anti-stress) mas em cubo, e aqui e além de dar para rodar também tem botões que se ligam e desligam. Está à venda nos mesmos sítios.
Patrícia Naves