Gostarias de viajar até ao Mundo da lua?

Gostarias de viajar até ao Mundo da lua?

O espaço está mais perto do que possas imaginar. Há já muitas empresas que estão a organizar viagens para passares umas férias entre as estrelas, ao redor dos planetas. Queres entrar nesta aventura?  A má notícia é que são viagens muito, muito caras. Podem chegar aos 300 mil euros.

A empresa americana Virgin Galactic tomou as rédeas na exploração do turismo espacial com a aeronave comercial SpaceShip Two. Este foi o primeiro aparelho turístico tripulado a entrar na órbita do espaço, no ano passado. A aeronave atingiu uma altitude de 82,6 quilómetros, superando, deste modo, a barreira dos 80 quilómetros, considerada pela Administração Federal de Aviação dos EUA como a fronteira para o início do espaço. Os dois pilotos que seguiam no cockpit chamam-se Mark “Forger” Stucky e C. J. Sturckow. A velocidade registada correspondeu a Mach 2.9,equivalente a quase três vezes a velocidade do som.

A aeronave descolou do Porto Aéreo e Espacial do Mojave, a norte de Los Angeles, nos Estados Unidos, com Richard Branson, dono da empresa, a bordo. Foram centenas as pessoas que se aglomeraram no deserto da Califórnia para assistir a mais esta aventura espoletada pelo Homem.

A Virgin Galactic tomou a dianteira deste mais recente tipo de turismo, mas outras empresas trabalham no sentido de viajar até ao espaço. É o caso da Blue Origin (do fundador da Amazon, Jeff Bezos), da Boeing, da SpaceX (de Elon Musk) e da Stratolaunch (de Paul Allen, o cofundador da Microsoft, que morreu em outubro de 2018).

Já mais de 600 pessoas se inscreveram para as viagens espaciais e o dono da Virgin espera que se tornem uma realidade já este ano. Entre os interessados estão o ator Leonardo DiCaprio e o cantor pop Justin Bieber. A nave turística da Virgin Galactic tem capacidade para seis passageiros e dois pilotos e um voo de 90 minutos deverá custar 220 mil euros. Queres embarcar?

 

Portugal a “Caminho das Estrelas”

Por cá, o empresário Mário Ferreira, dono da Douro Azul, constituiu a primeira empresa de turismo espacial em Portugal. Caminho das Estrelas SA é o nome escolhido pelo empresário, o primeiro português a pagar o bilhete para a viagem espacial, integrando assim o muito seleto clube dos cem fundadores deste projeto lançado pelo patrão da Virgin, Richard Branson. A viagem custou a Mário Ferreira 168 591 euros, e o empresário espera pela sua vez desde 2007. Mário Ferreira negociou com Richard Branson a representação exclusiva dos produtos Virgin Galactic em Portugal. A Caminho das Estrelas está igualmente em negociações com outras empresas, nomeadamente hotéis orbitais.

Mais sobre o Espaço e o planeta solar? Lê aqui!!!!

Texto: Joana M. Soares