Publicidade Continue a leitura a seguir

Greta é a mais nova de sempre a ser Pessoa do Ano

Publicidade Continue a leitura a seguir

A ativista sueca Greta Thunberg, que já tão bem conheces, foi eleita pela revista norte-americana “Time” como a “Pessoa do Ano”. E o que é que isto significa? A “Pessoa do Ano” é a pessoa, lugar, ideia ou grupo que “para o bem ou para o mal, mais influenciou eventos no ano”.

 

 

Atualmente, a jovem de 16 anos viaja pelo mundo a falar em conferências sobre o clima e a pedir aos líderes políticos que tomem medidas a sério em defesa do Planeta. Foi ela a inspiração de milhões de jovens que se uniram num apelo mundial contra as alterações climáticas. E tudo começou em 2018, quando Greta iniciou, sozinha, em frente ao parlamento sueco, uma greve às aulas às sexta-feiras, segurando uma placa onde se lia “Skolstrejk för klimatet” (“Greve escolar pelo clima”).

Para a revista “Time”, Greta Thunberg “conseguiu criar uma mudança de atitude global” e “fez um apelo aos que estão dispostos a agir e encheu de vergonha aqueles que não estão”.

Na capa, com o título “O Poder da Juventude”, está uma fotografia da jovem ativista quando passou por Lisboa (3 de dezembro), antes de viajar para Madrid (Espanha) para participar na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP25).

 

Texto: Sandra Alves