A guerra das estrelas da televisão e do YouTube

A guerra das estrelas da televisão e do YouTube

São apresentadores e são youtubers. Os primeiros trabalham com o público na televisão, os segundos na Internet. Ambos usam as melhores cartas para conquistar o público. Quem tiver mais audiência ganha o jogo e dinheiro. Como é que funciona?

É de manhã e tu estás na escola, mas certamente já ouviste falar da Cristina Ferreira, do Manuel Luís Goucha ou da Sónia Araújo. Estes são os nomes dos apresentadores que conduzem os programas da manhã na televisão portuguesa. A Cristina na SIC, o Goucha na TVI e a Sónia na RTP1.

Eles disputam a audiência, ou seja, o público que os vê nas manhãs de segunda a sexta-feira em casa. Por norma, este é um público mais velho que vive sobretudo das tarefas domésticas. Por exemplo, quem estiver aposentado pode ter tempo para assistir a estes programas na televisão.

É uma autêntica guerra porque cada apresentador quer ganhar as audiências, quer que a escolha do botão do comando recaia neles. A verdade é que quem for essa escolha e obtiver mais audiência, isto é, mais pessoas a assistir, ganha o jogo. Por conseguinte, lucra mais. O mesmo é dizer: ganha mais dinheiro.

 

 Como é que se ganha dinheiro com as audiências na TV? 

Publicidade! Todos os anúncios que são transmitidos entre os programas de televisão (espaços noticiosos, desenhos animados, concursos, etc.) alugam e pagam uma espécie de renda ao dono do canal que aproveita os intervalos para que os telespectadores vejam as opções de consumo de marcas.

É aí que vês a nova gama de telemóveis, o último grito da moda das tuas sapatilhas preferidas ou o Cristiano Ronaldo a experimentar uma marca de champô que tira a caspa do cabelo. As marcas tentam tudo para captar a atenção, para que se compre o que anunciam nos intervalos e assim ganharem dinheiro e poderem pagar a publicidade que a televisão lhes faz.

As últimas semanas foram marcadas pela novidade “Cristina”. Uma novidade tão bombástica que a própria apresentadora recebeu em direto, no programa de estreia, um telefonema do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Os números mostram que a apresentadora cativa as audiências. No primeiro dia da segunda semana de emissão “O Programa da Cristina” registou um valor de audiência superior à soma de todos os outros concorrentes juntos. O que é que vale para atrair o público? Os convidados, o cenário, a música, as rubricas dentro do programa.

 

Como é que um youTuber ganha dinheiro? 

Basicamente aqui existem três palavras de ordem que os vídeos devem seguir: originalidade, popularidade e qualidade.

Se estes ingredientes funcionarem, a publicidade contacta o youtuber porque sabe que tem milhares de seguidores.

Os cliques e as partilhas são o meio de existência do youtuber e a confirmação de que os vídeos publicados são originais, criativos e geram muitas partilhas – aquilo que a publicidade quer.

Quanto mais partilhas e subscritores tiver um canal, mais visualizações terão os vídeos.

Em suma, se um programa de televisão agarra a audiência e se um vídeo de um youtuber tem milhares de cliques, isto é um íman para a publicidade, e assim gera-se dinheiro.

Joana M. Soares