Publicidade Continue a leitura a seguir

Há arte para todos no Festival de Música de Setúbal

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tens algum tempo livre no próximo fim de semana? O 9.º Festival de Música de Setúbal (FMS) é a escolha certa para te divertires com o que a cultura tem para oferecer.

O FMS é conhecido por ser um projeto sociocultural e inclusivo, direcionado para crianças e jovens. Realiza-se entre quinta-feira (dia 23 de maio) e segunda-feira (dia 27) por toda a região setubalense e é o resultado de uma união entre o trabalho feito com alunos de diversas escolas do concelho (desde o ensino básico ao artístico, sem esquecer o ensino especial) e artistas nacionais e internacionais.

“Home” é o tema principal do festival este ano. É um pretexto para se pegar nos conceitos de lar, casa, raízes ou origens, e conta com um programa recheado de concertos, debates e exposições.

Este evento presta uma grande atenção à inclusão através da música, e o Ensemble Juvenil de Setúbal é o exemplo ideal. O grupo irá apresentar uma peça musical no domingo (dia 26), pelas 19 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, composta por jovens percussionistas de ascendência africana e latina, instrumentistas clássicos, jovens músicos profissionais e jovens com necessidades educativas especiais.

O FMS conta ainda com a presença da maestrina Joana Carneiro, a conduzir a Orquestra Sinfónica Portuguesa, e com o premiado violinista André Gaio Pereira.

Mas o festival não é só para os mais pequenos. Diz aos teus pais que também vai acontecer o 2.º Simpósio Internacional de Música, Saúde e Bem-Estar, com o objetivo de falar sobre musicoterapia, cultura musical, saúde mental e capacidade física, com profissionais e investigadores nestas áreas.

Mais informações e programa no site do FMS.

 

Texto: Filipa Neto