Está de volta a iniciativa que leva filminhos infantis a várias partes do país. A iniciativa é da Zero em Comportamento – uma Associação Cultural nascida em 2000 com o objetivo de tornar acessíveis ao grande público filmes e realizadores que se preocupam com o conteúdo dos seus trabalhos, promovendo a pluralidade cultural e contribuindo para o desenvolvimento e educação.
Neste mês que agora se inicia, entre os dias 4 e 25, as sessões são várias e incluem filmes diversificados, com a duração total de cerca de uma hora, e a cada data num espaço diferente.
Quanto aos filminhos, as sessões começam pelo tema da natureza, com uma história entre um macho e uma fêmea. Ou talvez não! De seguida, encontram-se os Tumblies em peripécias, onde saltar e dividir são conceitos que fazem parte do dia-a-dia. Há também uma animação sobre um filho que continua sempre a voltar para casa dos pais e outra acerca do que aconteceria se o nosso ar ficasse irrespirável.
Há depois tempo para uma história onde dois meninos tratam mal um outro menino que é diferente, tal como para assistir às desavenças entre um lápis vermelho e uma mosca muito incómoda. Não se finaliza sem conhecer uma velhinha que sai de casa e percorre a cidade em busca do seu animal de estimação, ao passo que em casa da Miriam há um problema com manchas verdes, de urgente resolução. E tudo acaba com as hilariantes fábulas protagonizadas por três animais da floresta.
Mais informações e reservas podem ser feitas através do site da Zero em Comportamento, sendo que também há opção de seguir tudo pelo videoclube online.
Podes também espreitar o trailer deste mês aqui: