O Ministério da Educação atualizou o calendário escolar deste ano letivo, devido à pausa nas aulas presenciais a 22 de janeiro e durante 15 dias. Desde 8 de fevereiro que decorrem aulas online e ainda não há data para o regresso à escola.
Já se sabia que no Carnaval não há férias e que na Páscoa a pausa será de uma semana [podes ler mais aqui], mas agora foram anunciadas novas datas para as provas de aferição e exames nacionais e as datas do fim do 3.º período.
Provas de aferição
As provas de aferição de Educação Física e de Expressões Artísticas, dirigidas aos alunos do 2.º ano e previstas para decorrer entre os dias 3 a 11 de maio, foram canceladas.
Mantêm-se as provas de interação oral de Inglês para os alunos do 5.º e 8.º ano, entre 17 e 26 de maio.
A 4 junho, os alunos do 5.º fazem provas de Português e Inglês enquanto os do 8.º testam os conhecimentos a Matemática e Inglês.
Depois voltam a ser os alunos do 2.º ano a realizar provas: Matemática e Estudo do Meio (a 16 de junho) e Português e Estudo do Meio (18 de junho).
9.º ano
As provas finais de ciclo de 9.º ano avançam cerca de uma semana. A primeira fase estava prevista entre 17 e 25 de junho e agora será entre 28 de junho e 2 de julho, com resultados afixados em 19 de julho.
A segunda fase das provas do 9.º ano mantém-se praticamente inalterada, avançando apenas um dia: será entre 21 e 23 de julho, com afixação de resultados em 3 de agosto.
Secundário
De acordo com o novo calendário, a primeira fase dos exames finais nacionais do ensino secundário, que estava prevista para 17 de junho, vai avançar duas semanas e realizar-se entre 2 e 16 de julho. As notas serão conhecidas em 2 de agosto.
Também a segunda fase dos exames nacionais do secundário sofreu alterações: estava prevista entre 21 e 27 de julho, mas irá realizar-se entre 1 e 7 de setembro. As notas são reveladas a 16 de setembro.
Fim das aulas
Os alunos do pré-escolar, 1.º ciclo e 2.º ciclo vão terminar as aulas em 8 de julho.
Os estudantes dos 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade acabam o ano letivo em 23 de junho.
Os alunos que fazem provas nacionais – 9.º, 11.º e 12.º anos – terminam em 18 de junho.
Texto: Sandra Alves
Foto: Rui Manuel Fonseca / Global Imagens