Há um mercado em Coimbra onde se trocam brinquedos

Há um mercado em Coimbra onde se trocam brinquedos

Aqueles brinquedos com os quais já não brincas porque cresceste ou tens outros de que gostas mais já não precisam de ficar encostados a um canto a apanhar pó, sem terem ninguém que brinque com eles. Em Coimbra há um mercado dedicado à troca de brinquedos e dirigido a crianças e jovens dos 3 aos 13 anos de idade.

“Traz a tua manta, os teus livros, CD’s, DVD’s, jogos ou brinquedos e vem trocar connosco”, desafia a associação cultural Casa da Esquina, que organiza a iniciativa.

O Mercado de Trocas realiza-se a 23 de outubro, entre as 10 horas e as 13 horas, no espaço exterior da Igreja de S. José, em Coimbra. E este ano o mercado faz dez anos!

“Sentimos que os miúdos que começaram por participar neste mercado deixaram de ser miúdos, mas alguns são frequentadores de outros mercados que temos, como a Feira do Livro Dado”, explicou a dirigente da Casa da Esquina, Filipa Alves, à agência de notícias Lusa.

No total, esta é já a 29.ª edição do Mercado de Trocas e cada edição consegue “sempre ter 20 a 30 miúdos novos”.

“Quando começámos, não se falava tanto de sustentabilidade, mas a reutilização de brinquedos é muito importante, até porque muitos são usados dez minutos ou um dia por uma criança que depois farta-se deles”, disse Filipa Alves, sublinhando ainda a importância da partilha e da economia solidária.

A entrada é gratuita. Mas para trocar é preciso fazer uma inscrição antecipada e ler com atenção as indicações que estão no formulário, recomenda a Casa da Esquina.

Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves